Óleo de castanhas
Químicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriram que nanopartículas criadas com produtos amazônicos têm excelentes efeitos para o tratamento de cabelos.
As nanopartículas são compostas por uma mistura balanceada de triglicerídios (óleos) das castanhas de murumuru e de babaçu.
O pesquisador Marcos Roberto Rossan testou sua nanotecnologia em um produto já existente no mercado - o Activeshine Amazon.
![]() |
| Microfotografias dos cabelos de cabelo antes (em cima) e após (embaixo) o tratamento com as nanopartículas de óleos amazônicos. |
Cosmético com nanotecnologia
A ideia do pesquisador era desenvolver um cosmético inovador, sobretudo utilizando óleos, gorduras e ceras brasileiras de origem amazônica.
Além disso, o novo cosmético incorpora as tecnologias de micro e nanopartículas para a intensificação do brilho e tratamento dos fios do cabelo.
Como as matérias-primas já são comerciais, o produto deve ter um preço competitivo no mercado. "E terá um valor agregado porque possui uma tecnologia que permite gastar baixa energia", destaca o pesquisador.
Ele desenvolveu o novo produto com a ajuda da nanotecnologia, criando ainda uma linha para encapsulação de corantes naturais, com o objetivo de atingir o mercado de tinturas.
Brilho do cabelo
Um dos diferenciais das partículas que foram preparadas pelo pesquisador é que elas são revestidas de forma a ter uma carga elétrica superficial positiva, proporcionando uma maior aderência aos fios de cabelo.
Como os cabelos têm uma carga contrária (carga negativa), o produto fica melhor fixado. O produto está passando agora por testes de eficácia.
Segundo Marcos Roberto, a proposta é fornecer ao cabelo um alto brilho, um dos itens mais cobiçados pelo consumidor.
Em geral, usa-se o silicone para isto, um material de origem sintética. A intenção é oferecer um aditivo cosmético natural de fonte vegetal.
Nanopartículas
O processo cria as nanopartículas com dimensões de 20 a 200 nanômetros, o que é milhares de vezes menor do que a espessura de um único fio de cabelo.
Elas são geradas a partir dos óleos de murumuru e babaçu por um processo de aspersão em baixa temperatura, o que congela as gotículas, que são coletadas como um pó seco muito fino.
A elevação posterior da temperatura não destrói as nanopartículas, que permanecem isoladas e na forma de pó.



O presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, participou hoje do Seminário "Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade", promovido pela Subcomissão Especial da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados destinada a tratar do Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do SUS. Coordenado pelos deputados federais João Ananias e Rogério Carvalho, líderes da Subcomissão, o evento teve como objetivo propiciar um diálogo mais direto das entidades da Saúde Coletiva, da Reforma Sanitária e do SUS com o poder legislativo, criando uma oportunidade estratégica às vésperas da
O vice-presidente da ABRASCO, Luis Eugenio Portela, foi relator da 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia. O encontro aconteceu de 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções, tendo como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo temático: “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”. Para Portela a 8ª. Conferência Estadual de Saúde da Bahia foi a mais participativa da história, com 1951 delegados inscritos, vindo de 416 dos 41 municípios do estado. Veja a matéria
A vice-presidente da ABRASCO, Lígia Bahia, participou de uma entrevista via twitcam promovida pelo
Maria Cecília de Souza Minayo, editora científica da revista
O número de setembro da
Confira a entrevista concedida ao Portal da
"Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde", organizado por Roseni Pinheiro e Aluísio Gomes da Silva Jr., foi a obra mais vendida pela
A
O Congresso Internacional eSaúde & PEP 2011 terá como tema " Rumo à Saúde Digital no Brasil: da Atenção Básica à Telessaúde" e será realizado de 04 a 06 de dezembro em Campinas (SP). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (
