Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pesquisadora do IZ apresenta resultados sobre a resistência de parasitos de ovinos aos vermífugos

Pesquisadora Cecília José Veríssimo do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, juntamente com outros pesquisadores da APTA, realizaram trabalho que verificou a situação da resistência de vermes de ovinos a vários vermífugos em diversas regiões do Estado.

O trabalho foi apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, em Campo Grande, MS, que ocorreu entre os dias 11 a 14 de outubro.

Este trabalho, coordenado pela pesquisadora do IZ, em colaboração com a pesquisadora Simone Méo Niciura (Embrapa Pecuária Sudeste), além dos pesquisadores da APTA, Ana Lúcia L. Alberti, Carlos Frederico C. Rodrigues, Cristina Maria P. Barbosa, Daniela P. Chiebao, Daniel J.C. Oliveira, Giane S. Silva, José Roberto Pereira, Luiz Florêncio F. Margatho, Ricardo Lopes D. Costa, Romeu F. Nardon, Tatiana E. H. Ueno, Vera C.L.M. Curci, contou com a colaboração do professor e pesquisador Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná.

Os resultados da resistência dos vermes de ovinos aos vermífugos no Estado de São Paulo foram bastante preocupantes, alguns rebanhos com pouca ou nenhuma opção de vermífugo para uso na propriedade, afirmou Veríssimo.

Por esse motivo, alertam os pesquisadores, o produtor e o técnico que lhe dá assistência devem realizar o teste de redução do OPG (exame das fezes dos animais que quantifica o número de ovos de helmintos por grama de fezes) para saber qual vermífugo está agindo com maior eficácia na propriedade. Após a escolha do produto, baseada em critérios técnicos, o produtor deverá usar esse produto o mínimo possível, a fim de reduzir a seleção de vermes resistentes. Outras formas de controle dos parasitas, tais como rotação de pastagens, e fornecer boa alimentação ao rebanho, devem ser implementadas na propriedade.

Uma maneira de aplicar vermífugo de forma seletiva é utilizar o método Famacha®. Para conhecer mais esse método e também discutir outras formas de controle alternativo de parasitas em ovinos (vacina, homeopatia e seleção de ovinos resistentes a vermes), o Instituto de Zootecnia está organizando o II Workshop Alternativas de controle da verminose em pequenos ruminantes.

Informações sobre a programação e inscrição no site:
www.infobibos.com.br/verminose

Agenda Fiocruz: de 18 a 22 de outubro

SEGUNDA-FEIRA: 18/10

VI Congresso Interno da Fiocruz
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório térreo da Ensp e salas da EPSJV (campus da Fiocruz em Manguinhos)
O evento segue até o dia 21/10.

Defesa de tese de doutorado em biologia celular e molecular do IOC: Interação Trypanosoma cruzi - célula hospedeira: danos moleculares e celulares e o efeito de amiodarona na recuperação de cardiomiócitos infectados. Por Daniel Adesse Pedra Martins. Orientadoras: Maria de Nazareth Silveira Leal de Meirelles e Luciana Lopes de Almeida Ribeiro Garzoni.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva (campus da Fiocruz em Manguinhos)

TERÇA-FEIRA: 19/10

Seminários Avançados de Imunologia do IOC: Leishmania braziliensis e Trichomonas vaginalis como modelos em estudos proteômicos de parasitos protozoários. Por Patricia Cuervo Escobar, do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC.
Horário: 11h
Local: Auditório Maria Deane, Pavilhão Leonidas Deane (campus da Fiocruz em Manguinhos)

QUARTA-FEIRA: 20/10

5º Ciclo de Palestras sobre Ética em Pesquisa em Seres Humanos, organizado pelo 
Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Ipec.
Horário: das 13h às 17h
Local: Anfiteatro da Academia Nacional de Medicina (Rua General Justo, nº 365, 7º andar, Centro, RJ)
O evento continua nos dias 27/10, 3/11 e 10/11.
QUINTA-FEIRA: 21/10

Palestra do IOC: Recoding viral RNA genomes through whole genome synthesis: novel genetics and practical applicationsPor Eckard Wimmer, do Departamento de Genética e Microbiologia da Stony Brook University (Estados Unidos).
Horário: 14h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva (campus da Fiocruz em Manguinhos)

SEXTA-FEIRA: 22/10

Defesa de dissertação de mestrado em saúde pública (modalidade profissionalizante) da Ensp: 
Contaminação por agrotóxicos carbamatos e organofosforados em água para consumo humano de Dourados, MS, 2008 a 2009. PorTatiane Nantes de Almeida. Orientadora: Paula de Novaes Sarcinelli.
Horário: 9h
Local: Sala de Reunião da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul

Palestra: Informação tecnológica: uma base para prospecção em saúde, dentro do 1º Ciclo de Palestras do Sistema Gestec-NIT: Propriedade Intelectual.
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane (campus da Fiocruz em Manguinhos)
O evento continua nos dias 25/10, 8/11 e 3/12.

Centro de Estudos do IOC: Biologia celular de Trichomonas e sua interação com o hospedeiro. Por Marlene Benchimol, pesquisadora 1A do CNPq, professora aposentada pela UFRJ e titular da Universidade Santa Úrsula, chefiando o Laboratório de Ultraestrutura Celular.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva (campus da Fiocruz em Manguinhos)

Semana Nacional de C&T - Quem sustenta o desenvolvimento sustentável?

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta o Rio, da Zona Sul à Zona Oeste

A criatividade que fomenta a inovação tecnológica e o desenvolvimento da ciência estará ao alcance de toda a população durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 18 a 24 de outubro em todo o país. Com o tema Ciência para o desenvolvimento dustentável, o evento chama atenção para a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente. No Rio de Janeiro, quase 200 atividades – todas gratuitas – vão mostrar ao público que a ciência pode ser bem divertida e ensinar pessoas de todas as idades a incluir ações sustentáveis em seu dia a dia. A programação está distribuída por toda a cidade, em quatro polos temáticos: a Tenda da Inovação, na Cinelândia, e os espaços Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo, Ciência Sustentável, no Jardim Botânico, e Ciência em Campo Grande, no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Instituições como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa estarão de portas abertas para mostrar como se faz ciência no Brasil.

Na Fiocruz, o destaque é o Borboletário. O espaço de 84 m² reúne borboletas das espécies Olho-de-coruja (Caligo illioneus), Ponto-de-laranja (Anteos menippe), Borboleta-Brancão (Ascia monuste) e Júlia (Dryas julia), além de plantas como a palmeira-rafis (Rafphis excelsa) e arbustos como camarão-azul (Eranthemum pulchellum) e dracena vermelha (Cordyline terminalis). O programa inclui uma trilha pela área verde da Fiocruz, guiada por monitores que apresentarão as características das borboletas e ajudarão na observação do meio ambiente e da diversidade da fauna e flora local. Ao final do dia, o público vai saber a diferença entre borboleta e mariposa, sobre o tempo de vida do inseto, sua alimentação, o segredo de suas variadas cores, como fazem para escapar dos predadores e as armas de que dispõem para sobreviver no mundo animal.
A Tenda da Inovação apresentará uma exposição de ciência e tecnologia de ponta, com produtos desenvolvidos por centros de pesquisa como o INT. No Jardim Botânico, o público terá a oportunidade de conhecer de perto animais peçonhentos e a aprender como o soro antiofídico é produzido. Uma mini-estação de tratamento de água mostrará o funcionamento da Cedae e abordará os conceitos de saneamento básico e consumo de água. Em oficinas de compostagem, reciclagem e jardinagem, os visitantes colocarão a mão na massa  para trabalhar o tema da preservação ambiental. No Clube da Robótica, o público participará de experimentações sobre conversão de energia e quem gostar do tema terá a oportunidade de conhecer os campeões da última Olimpíada Brasileira de Robótica. No Aterro do Flamengo, atividades especiais para o público infantil vão aguçar a criatividade e a curiosidade da criançada, despertando cientistas mirins. No Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, o público poderá rever atrações consagradas em outras edições do evento, como o Planetário Inflável, que realiza sessões de astronomia em projeções de 180 graus.
O coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município do Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, conta que o objetivo da iniciativa é popularizar o conhecimento científico e a inovação tecnológica. “A divulgação científica é uma eficiente modalidade de educação e de comunicação pública da ciência. Levar esta oportunidade para todas as regiões da cidade é fundamental para democratizar a informação e mostrar a todos que a ciência pode, sim, ser muito divertida”, Ribamar convida.
O coordenador nacional do evento, Ildeu de Castro Moreira, explica que o tema Ciência para o desenvolvimento sustentável acompanha a tendência global que alerta para o fortalecimento da responsabilidade sócio-ambiental também no âmbito da geração de conhecimento científico e tecnológico. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está alinhada à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que este ano também adotou o tema da sustentabilidade, e à recomendação da ONU que definiu 2010 como o Ano Internacional da Diversidade Biológica", Ildeu apresenta.
Ciência Móvel visita Petrópolis na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O município de Petrópolis, a 70 quilômetros da capital fluminense, será o próximo destino do Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, de 18 a 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. Dessa vez, além dos módulos levados pelo caminhão, o público terá a oportunidade de conhecer as exposições Dengue Vias do coração. Coordenado pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela sanofi-aventis, o caminhão leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, contadores de histórias e palestras a diversas regiões do país. O objetivo é mostrar aos moradores e estudantes como a ciência está presente em seu cotidiano.
Vias do coração
Patrocinada pela sanofi-aventis, Vias do coração é uma exposição interativa que combina conteúdo, jogos eletrônicos e atrações para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, Vias do coração tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família.
A mostra, estruturada de forma evolutiva e lúdica, é dividida em quatro estações periféricas, nas quais o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Um painel central aborda o tema da hipertensão, misturando curiosidades históricas, dados sobre a doença e dicas sobre como controlar a pressão arterial e cuidar da saúde do coração. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.
Dengue
A exposição Dengue, realizada pelo Museu da Vida, tem várias atividades lúdicas para interagir com o público. Faz uma retrospectiva histórica da doença e, ao mesmo tempo, enfatiza a importância de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito da dengue. 
O caminhão do projeto Ciência Móvel também leva à cidade serrana o Gyrotec. Trata-se de um equipamento usado pela agência espacial norte-americana (Nasa) para treinar astronautas. Ele é composto por três anéis que giram livremente em todas as direções.
O caminhão do Ciência Móvel ficará no Museu Imperial (Rua da Imperatriz 220, Centro, Petrópolis). O telefone para contato é (24) 2245-5550/5560. As exposições Vias do coração eDengue serão montadas na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Rua Barão do Rio Branco 1.003, Centro, Petrópolis). O telefone para outras informações é (24) 2244 6452.
Serviço
Ciência para o desenvolvimento sustentável18 a 24 de outubro
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público
Polos de atividades
Tenda da Inovação
Cinelândia
De 18 a 23 de outubro, de 9h às 17h
Ciência em Campo Grande
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro, de 9h às 17h; dia 20 até às 20h

Ciência Sustentável
Jardim Botânico
De 20 a 24 de outubro, de 9h às 17h; dia 21 até às 20h
Ciência para Crianças
Aterro do Flamengo
De 21 a 24 de outubro, de 9h às 17h

Destaques
Jardim das Borboletas
Museu da Vida – campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos)
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábados, de 10h às 16h
Planetário inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro
Processo de biofortificação de alimentos
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro
Uma aventura pelo corpo humano
Aterro do Flamengo
De 21 a 24 de outubro
Microbiologia para crianças
Aterro do Flamengo
De 21 a 24 de outubro
Oficinas de jardinagem e compostagem
Jardim Botânico
De 20 a 24 de outubro
Exposição de animais peçonhentos
Jardim Botânico
Dias 23 e 24 de outubro
Mini-estação de tratamento de água da Cedae
Jardim Botânico
De 20 a 24 de outubro

Em busca da fauna noturna
Jardim Botânico
Dia 21 de outubro, a partir das 18h
Do outro mundo – Os ETs invadem o Forte
Forte de Copacabana
De 19 a 24 de outubro, das 10h às 18h
Sua praia, minha casa
Praia da Urca
De 21 a 24 de outubro, das 9h às 16h30
Física divertida
Aterro do Flamengo
De 21 a 24 de outubro
Caravana da ciência
Aterro do Flamengo
De 21 a 24 de outubro, de 9h às 17h
Astronáutica para iniciantes
Planetário da Gávea
De 18 a 22 de outubro, das 19h30 às 21h
Lousa interativa da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro

Processo Seletivo 2011 | Pós-Graduação Fiocruz Minas

Processo Seletivo 2011
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) – Mestrado e Doutorado

Inscrições: De 1º a 29 de outubro de 2010
Seleção: 22 de novembro a 15 de dezembro de 2010

Inscrições para o Mestrado em Educação Profissional em Saúde da EPSJV

Processo Seletivo 2011
Mestrado em Educação Profissional em Saúde
 
Inscrições: De 15 de outubro a 12 de novembro de 2010
 
Documentação:
 
a) Preenchimento de formulário eletrônico;
 
b) 02 (duas) fotos 3x4, recentes;
 
c) Cópias da Carteira de Identidade e do CPF;
 
d) Cópia frente e verso do Diploma de conclusão de curso superior de duração plena;
 
d.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) até o momento de sua inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas em que ocorreram a conclusão e a colação de grau de curso de graduação plena, firmada pelo órgão competente da instituição de origem;
 
d.2) candidatos brasileiros portadores de diploma obtido no exterior deverão apresentar cópia, frente e verso, do título autenticado por autoridade consular brasileira no país de origem do título e acompanhado do respectivo histórico escolar, ambos traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil;
 
e) Cópia do Histórico Escolar completo do curso superior expedido pelo órgão competente na instituição de origem;
 
f) Curriculum vitae no formato Lattes disponível na Plataforma Lattes do CNPq (http://www.cnpq.br) atualizado e devidamente comprovado, impresso em 03 (três) vias assinadas pelo candidato;
 
g) Proposta de trabalho impresso em 02 (duas) vias assinadas pelo candidato, constando de tema e justificativa com, no máximo, 5 laudas.
 
Público-alvo: Professores graduados que atuam na Educação Profissional em Saúde e demais portadores de diploma de nível superior de graduação, interessados em aprofundar conhecimentos neste campo.