Pesquisar Neste Blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AUS: WCA reconhece ovinos no ciclo natural do carbono

A australiana Wool Carbon Alliance (WCA) resolveu reconhecer o papel dos ovinos no ciclo natural do carbono. O presidente da WCA, Chick Olsson, disse que os consumidores devem ser estimulados a repensar suas visões sobre os ovinos e os gases de efeito estufa. Embora o clima possa estar mudando, é necessário entender que os ovinos são parte da solução e não parte do problema.

O carbono em plantas e animais está continuamente passando através de um ciclo de carbono atmosférico onde o carbono vem sendo reciclado há milhões de anos. A WCA reconhece que a lã é 50% carbono em peso. Os produtores de lã produziram 370 milhões de quilos de lã suja em 2009, o que equivale a 500 milhões de quilos de dióxido de carbono equivalente, que foi capturado da atmosfera e armazenado, já que cada quilo de lã suja armazena cerca de 1,3 quilos de dióxido de carbono.

A Comissão Europeia reporta que uma família pode cortar suas emissões de dióxido de carbono em até 300 quilos por ano e sua conta de energia elétrica em 5-10% simplesmente reduzindo seu aquecimento em 1ºC. Os preços da energia deverão aumentar de forma significante nos próximos anos, e os consumidores têm uma solução natural de vestir fibras naturais, como lã.

O professor Tim Flannery, a Dra Christine Jones e o Wentworth Group de Concerned Scientists descreveram o papel vital do carbono terrestre na remoção do carbono atmosférico como parte do sistema natural.

O documento chamado "Otimizando Carbono em Terras Australianas", produzido pelo Wentworth Group, afirma que, "em uma escala global, um aumento de 15% no estoque terrestre mundial de carbono removeria o equivalente a toda a poluição de carbono emitida por combustíveis fosseis desde o começo da revolução industrial". 
Clique sobre a imagem para exibir em tamanho maior