Pesquisar Neste Blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

BOLETIM INFORMATIVO ABRASCO


Presidente da ABRASCO participa do `Seminário Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade´ na Câmara Federal
O presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, participou hoje do Seminário "Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade", promovido pela Subcomissão Especial da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados destinada a tratar do Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do SUS. Coordenado pelos deputados federais João Ananias e Rogério Carvalho, líderes da Subcomissão, o evento teve como objetivo propiciar um diálogo mais direto das entidades da Saúde Coletiva, da Reforma Sanitária e do SUS com o poder legislativo, criando uma oportunidade estratégica às vésperas da 14a. CNS e dos debates no Senado sobre o financiamento público da saúde. O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante sua fala o presidente da ABRASCO destacou a importância da iniciativa de organizar o Seminário e a capacidade das entidades ao conseguir avançar na construção do SUS apesar de eventuais divergências e citou como exemplo o Movimento que aglutinou onze entidades na construção da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil, que trabalham juntas na construção de um SUS para todos os brasileiros. "Nao queremos um sistema de pobres para pobres, mas um sistema para atender a toda a população. A questão do financiamento é fundamental. Não podemos conviver com uma situação em que o Brasil é a sétima economia do mundo e, ao mesmo tempo, está em 70 quando se fala em índices de saúde", afirmou.  Mais detalhes aqui.


Vice-presidente da ABRASCO avalia a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia
O vice-presidente da ABRASCO, Luis Eugenio Portela, foi relator da 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia. O encontro aconteceu de 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções, tendo como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo temático: “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”. Para Portela a 8ª. Conferência Estadual de Saúde da Bahia foi a mais participativa da história, com 1951 delegados inscritos, vindo de 416 dos 41 municípios do estado. Veja a matéria aqui.


Vice-presidente da ABRASCO participa de twitcam no Blog Saúde com Dilma
A vice-presidente da ABRASCO, Lígia Bahia, participou de uma entrevista via twitcam promovida pelo Blog Saúde com Dilma no dia 02 de outubro. Durante 1h20 Lígia falou sobre a gestão e o finaciamento do SUS, a questão da "dupla porta" em São Paulo, as fundações estatais, entre outros. Assista o vídeo clicando aqui.


Maria Cecília Minayo será homenageada pelo NESP/UnB
Foto: Editora Fiocruz.Maria Cecília de Souza Minayo, editora científica da revista Ciência & Saúde Coletiva, coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP) e ex-presidente da ABRASCO, foi homenageada hoje, 10 de outubro, pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/UnB), com a inauguração da Sala de Pesquisa em Saúde Cecília Minayo. Na ocasião Cecília oferecerá um mini-curso aos pesquisadores do NESP/UnB sobre Pesquisa Qualitativa em Saúde. Segundo a coordenadora do NESP, Maria Fátima de Sousa, a iniciativa visa não somente homenagear a professora Minayo, mas sobretudo reconhecer sua grande e valiosa produção na revelação de estratégias à produção do conhecimento em pesquisa qualitativa em saúde. “Que a nova geração saiba renovar as linhas do pensamento progressista e em defesa das ciências humanas e sociais, com tem feito Minayo”, destacou Fátima. Cecilia Minayo é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências Sociais pela State University of New York, mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Sua experiência na área de Saúde Coletiva dá ênfase aos temas de violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva, saúde e sociedade e avaliação. Em sua trajetória já orientou 56 alunos de mestrado e doutorado e, até o momento, publicou 113 artigos, 37 livros (como autora e coautora) e 96 capítulos de livros.


Encontro Nacional de Diálogos e Convergências: agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar e economia solidária
Construir uma sociedade justa, democrática e sustentável que trabalhadores do campo e da cidade, esse foi o objetivo Encontro Nacional de Diálogos e Convergências: agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar e economia solidária. O evento foi realizado de 26 a 29 de setembro, em Salvador, e reuniu representantes de movimentos sociais, pesquisadores, estudantes e organizações diretamente relacionadas ao campo da agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar, economia solidária e feminismo. Ao final do evento, a comissão organizadora entregou a Carta Política de Salvador ao Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência, Paulo Maltos. O documento critica o modelo de desenvolvimento do país, que gera destruição do meio ambiente, pobreza e violência no campo. Veja mais informações aqui.


Utilização e financiamento de serviços de saúde: dez anos de informação das Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)
O número de setembro da Revista Ciência & Saúde Coletiva, que tem como tema "Utilização e financiamento de serviços de saúde: dez anos de informação das PNAD", já está à disposição dos leitores, nos formatos impresso e eletrônico. Neste número a Revista apresenta artigos que analisam a PNAD de Saúde realizada em 2008. O monitoramento do desempenho do sistema de saúde brasileiro implica em investimentos na formação de pesquisadores, na realização de investigações e na produção regular de dados de base populacional. Por sua vez, o desenvolvimento dos inquéritos populacionais de saúde guarda relação com o surgimento da área de Investigação em Serviços de Saúde que estuda os vários componentes da organização e dos processos de cuidados. Este número temático contribui para esclarecer e informar ao leitor sobre as características da demanda e da oferta, sobre os tipos de financiamento e os mecanismos de pagamento aos prestadores de serviços, sobre as relações entre os entes públicos e privados e seu impacto na equidade em saúde. Os textos englobam aspectos gerenciais e clínicos avaliados pela efetividade, segurança e eficiência, pela garantia dos direitos dos pacientes, pela participação desses no processo do cuidado de saúde e na humanização dos serviços. Conhecer sistemática e periodicamente os fatores que facilitam ou impedem que as pessoas obtenham os cuidados de que necessitam e deles se beneficiem, é fundamental para o aprimoramento do SUS. Desta forma Ciência & Saúde Coletiva vem acompanhando e divulgando análises das PNAD de 1998, de 2003 e de 2008, trazendo a seus leitores uma contribuição impar e importantíssima de importantes pesquisadores e analistas brasileiros. Veja o sumário da Revista clicando aqui.


Portal da Rede de Pesquisa APS entrevista Henrique Botelho
Foto: Rui Velindro.Confira a entrevista concedida ao Portal da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde por Henrique Botelho, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) de Terras de Basto (Portugal). Na entrevista Botelho fala sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, os principais elementos da reforma empreendida para melhorar a qualidade dos cuidados na Atenção Primária,como são constituídas as equipes das Unidades de Saúde Familiar e sua rotina de trabalho, a formação dos médicos de família e comunidade e a atração que esta especialidade exerce entre os jovens formandos, entre outros temas. Leia a entrevista clicando aqui.


ABRASCO Livros divulga a lista das obras mais vendidas do mês de setembro
"Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde", organizado por Roseni Pinheiro e Aluísio Gomes da Silva Jr., foi a obra mais vendida pela ABRASCO Livros no mês de setembro, seguido por "Projeto de Pesquisa - entenda e faça" (Marco Antonio F. da Costa e Maria de Fátima Barrozo da Costa) e "Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências" (organizado por Dina Czeresnia e Carlos Machado de Freitas), segundo informações divulgadas pela equipe da Livraria (confira a lista dos 10 livros mais vendidos). A ABRASCO Livros tem sede no térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, aberta das 9h às 17h e também atende os pedidos à distância pelo e-mail abrlivro@ensp.fiocruz.br. Para os pesquisadores, professores e alunos da Fiocruz Pernambuco, no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), os pedidos podem ser feitos diretamente em nosso ponto de vendas no mezanino, das 8h às 16h, ou pelo e-mail rosi03@cpqam.fiocruz.br. Lembramos que todos os associados adimplentes da ABRASCO têm desconto especial.


Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde
Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será realizada de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. O encontro tem como objetivo principal discutir estratégias, metodologias e experiências que orientem a implantação de políticas que visem o combate às desigualdades na saúde por meio da ação sobre os determinantes sociais da saúde. A abertura do evento contará com a presença da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que apresentará as principais recomendações para a promoção da saúde e o enfrentamento das desigualdades sociais em nível global. Clique nos links a seguir para saber mais sobre o evento e conferir a programação detalhada. Veja também entrevistas sobre o tema concedidas pelo Ministro da Saúde,Alexandre Padilha, (Boletim da OMS) e pelo diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex Secretário Executivo da ABRASCO, Paulo Buss (Revista Radis).


Congresso Internacional eSaúde & PEP 2011
O Congresso Internacional eSaúde & PEP 2011 terá como tema " Rumo à Saúde Digital no Brasil: da Atenção Básica à Telessaúde" e será realizado de 04 a 06 de dezembro em Campinas (SP). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), congregará gestores, pesquisadores, estudantes e prestadores de serviços de Tecnologia da Informação e de Saúde para discutir os  fundamentos, aplicações e políticas relacionadas a registros eletrônicos em saúde, especialmente os prontuários eletrônicos de pacientes. Neste edição, além das atividades técnicas e científicas e da área de exposição de soluções, ocorrerá também a comemoração dos 25 anos da Sociedade, que contará com um jantar especial na noite do dia 05 de dezembro e com a presença de colaboradores que ajudaram a construir a SBIS. Mais informações através do email sbis@sbis.org.br ou no site da SBIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário