Cura da calvície?
Pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) descobriram a fonte dos sinais que desencadeiam o crescimento dos cabelos.
A descoberta representa uma nova rota de pesquisas que poderá levar a novos tratamentos para a calvície.
Os pesquisadores identificaram células-tronco dentro de camada de gordura da pele e demonstraram que os sinais moleculares dessas células são necessários para estimular o crescimento de pêlos.
"Se conseguirmos que essas células de gordura na pele conversem com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, poderíamos ser capazes de fazer o cabelo crescer novamente," disse Valerie Horsley, uma das autoras da pesquisa.
Células-tronco da calvície
Homens com calvície de padrão masculino continuam tendo células-tronco nas raízes dos folículos, mas essas células-tronco perdem a capacidade de induzir a regeneração do cabelo.
Os cientistas sabem que essas células-tronco dos folículos precisam de sinais de dentro da pele para fazer o cabelo crescer, mas a fonte desses sinais ainda era desconhecida.
A equipe de Horsley observou que, quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro cabeludo encolhe - essa camada de gordura representa a maior parte da espessura dos tecidos acima do crânio.
Quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura se expande, em um processo chamado adipogênese.
Células precursoras adiposas
Os pesquisadores agora descobriram que células-tronco envolvidas na criação de novas células de gordura - células precursoras adiposas - são necessárias para a regeneração do cabelo.
Eles também descobriram que essas células produzem moléculas chamadas PDGF (fatores de crescimento plaquetário derivados), que são necessárias para fazer o cabelo crescer.
A seguir, o grupo vai tentar identificar outros sinais produzidos por células-tronco adiposas precursoras que podem desempenhar um papel na regulação do crescimento do cabelo.
Eles também querem saber se esses mesmos sinais são necessários para o crescimento do cabelo humano, uma vez que todos os experimentos foram feitos em camundongos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário