Ar quente ou seco, vento, permanência em altitudes elevadas ou em locais com ar condicionado e fumaça de cigarro são os principais fatores que contribuem para que o indivíduo desenvolva a Síndrome do Olho Seco.
Os usuários de lentes de contato também podem se queixar ocasionalmente de olhos secos. Normalmente as lentes de contato flutuam na película lacrimal do olho. Se a produção de lágrimas diminuir ou se a composição da película estiver alterada, pode acontecer que as lentes fiquem posicionadas diretamente sobre a córnea, danificando-a.
Nestes casos a sensação de secura também pode ser provocada pelo depósito de proteínas nas lentes, razão pela qual a limpezas das mesmas é tão importante.
Determinados medicamentos insuficiênciam no metabolismo de algumas vitaminas, assim como algumas doenças são outros fatores capazes de provocar uma formação reduzida de lágrimas, como, por exemplo, preparados hormonais, falta de vitamina A, doenças da tireóide, doença de Parkinson ou a Síndrome de Sjögren.
De acordo com especialistas, os principais sintomas do olho seco são: ardor nos olhos, coceira, irritação, olhos vermelhos, visão turva, que melhora depois de um pestanejar de olhos, sensação da existência de um corpo estranho e desconforto quando se lê, vê televisão ou trabalha em frente à tela do computador por muito tempo. E é uma das queixas mais recorrentes por parte dos pacientes.
Resumindo, podemos dizer que a Síndrome do Olho Seco significa que os olhos não são umedecidos suficientemente seja porque a produção do fluído lacrimal é deficiente, ou porque a composição das lágrimas não é a ideal. Normalmente o pestanejar, piscar os olhos, espalha uniformemente a película lacrimal sobre o olho. No entanto, se esta película lubrificante não for o suficiente poderão ocorrer irritações nos olhos.
Diversas podem ser as causas do olho seco, que é também um sinal de envelhecimento, já que normalmente a medida que ficamos mais velhos a produção de lágrimas tende a diminuir. As mulheres sofrem mais de olhos secos que os homens em decorrência da ocilaçãonas taxas hormonais: uso da pílula anticoncepcional ou devido às alterações hormonais dá menopausa.
Existem, entretanto, algumas medidas que poderão ajudar a prevenir e aliviar os sintomas de olho seco, tais como:
- Beber líquidos em quantidade suficiente, de preferência água natural, para que o corpo não fique desidratado;
- Quando estiver lendo ou trabalhando em frente à tela do computador, lembre-se de piscar os olhos com frequência;
- Caso faça uso das lentes de contato, procure sempre higienizá-las de maneira correta e fique sempre atento a data de validade e de retorno ao oftamologista;
- E uma recomendação importante, em qualquer situação, evite esfregar os olhos, pois isso agrava qualquer sintoma de mal estar ocular.
Por fim, mas não mesmo importante, munca se automedique. Isto pode ser muito perigoso, ação que pode colocar em risco a saúde de sua córnea. "Não existe colírio inócuo. Em caso de apresentar algum dos sintomas que podem ser atribuídos ao olho seco, a primeira providência é consultar um oftalmologista".
Nenhum comentário:
Postar um comentário