A possibilidade de reconhecer o câncer de ovário apenas pelo cheiro poderá facilitar o diagnóstico e até antecipar descoberta da doença em mulheres que pareciam saudáveis, apenas com uma amostra de seu sangue. Este é o tipo de câncer ginecológico com as maiores taxas de morte no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de ovário é o tipo mais difícil de ser diagnosticado, e 75% dos tumores malignos de ovário só são descobertos em estágio avançado .
Em um estudo prévio, o pesquisador György Horvath, da Universidade de Gothenburg (Suécia), usou cães treinados para demonstrar que tumores de ovário emitiam um cheiro particular. Os animais conseguiram distinguir o câncer ovariano de tecidos abdominais saudáveis e até de outros tipos de tumores ginecológicos. Outra pesquisa, publicada na revista BMC Cancer, também mostra que o sangue de pacientes com tumores de ovário teria o mesmo cheiro.
Os cientistas conseguiram agora detectar e registrar a essência emitida pelo tecido doente e o cheiro do saudável. Eles também estão testando um detector de essência mais apurado. Sua estrutura é semelhante a do nariz eletrônico, mas tem mais componentes para aumentar a sensibilidade na hora de identificar cheiros. A meta dos pesquisadores é “cheirar” amostras de sangue das mulheres para poder identificar o câncer em estágio inicial, e aumentar as chances de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário