Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cientistas identificam componente chave da metástase

Cientistas identificam componente chave da metástase
Os macrófagos são cooptados pelo tumor para ajudar no crescimento e no espalhamento do câncer, um processo chamado metástase.

Chave da metástase
Cientistas canadenses identificaram um mecanismo celular que dispara a metástase, a disseminação do câncer pelo corpo.
David Waisman e seus colegas da Universidade Dalhousie acreditam que a descoberta é um passo essencial para evitar que um tumor possa se espalhar, facilitando a cura do câncer.
O papel chave na metástase é desempenhado por uma proteína de nome complicado - S100A10 - presente na superfície externa dos macrófagos, grandes células do sistema imunológico.
Células cooptadas
Os resultados são parte de uma nova visão que começa a se formar conforme as pesquisas avançam, mostrando que um tumor é algo mais complicado do que parecia.
"Nós costumamos pensar que somente as células de câncer é que importam quando estudamos um tumor. Mas agora nós estamos começando a ver que outras células devem colaborar com as células cancerosas para guiar o crescimento do tumor e permitir a evolução das células cancerosas em células metastáticas," explica o Dr. Waisman.
Em última instância, é essa mudança - de célula cancerosa em célula de metastática - que vai fazer progredir a doença e levar o paciente à morte.
Macrófagos
Os cientistas descobriram que um tumor não consegue crescer sem a assistência dos macrófagos.
Para isso, eles precisam encontrar um caminho através do tecido que forma a barreira ao redor de um tumor, para se combinar com as células cancerosas.
O que se descobriu agora é que isso é possibilitado pela proteína S100A10, que permite que o macrófago passe pela barreira.
O interessante do resultado é que ele indica que um bloqueio tanto dos macrófagos, quanto da proteína S100A10 pode retardar, ou mesmo impedir, o crescimento do tumor.
Verificar se esta hipótese está correta será o próximo passo da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário