Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Alteração genética é um esforço coletivo


Atividade coletiva
A regulação genética pode ser mais complicada do que parecia à primeira vista.
Cientistas descobriram que a regulação de um gene depende mais da sinergia de múltiplas proteínas do que da ação direta de fatores individuais.
A constatação foi feita por Larry Stanton e seus colegas do Instituto Genômico de Cingapura.
Mais do que isso, a intensidade da interação entre os fatores parece ser uma parte determinante da "potência" dos resultados, ou seja, dos efeitos sobre a regulação genética.
Atividade dos genes
A atividade dos genes é coordenada por proteínas conhecidas como fatores de transcrição, que se ligam seletivamente a sequências regulatórias específicas do DNA, ativando ou inibindo a expressão do gene.
No entanto, esses fatores não operam isoladamente, e os cientistas estão cada vez mais descobrindo que pode ser difícil prever o comportamento de um gene baseando-se simplesmente na presença ou ausência de um determinado fator de transcrição no chamado "site genético".
Controle da expressão do gene
Stanton e seus colegas mostraram que um mesmo fator de transcrição chamado REST - fator de transcrição silenciador do gene RE1 - forma vários tipos de associação com outras proteínas, associações estas que variam largamente dependendo do site.
A extensão da formação do complexo depende em grande parte da força de interação entre o REST e um determinado site, que é parcialmente determinada pelo grau em que esses sites se assemelham à sequência RE1 "ideal".
"Nossos resultados refletem um fenômeno mais geral," disse Stanton, "onde a associação de fatores de transcrição e cofatores, e não apenas um fator por si só, é necessária para controlar a expressão do gene."

Nenhum comentário:

Postar um comentário