Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estetoscópio digital detecta doenças do coração mais cedo


Estetoscópio digital detecta doenças do coração mais cedo
O estetoscópio inteligente, também chamado de "ouvido digital", mostra seus resultados na forma de gráficos intuitivos na tela de um computador ou tablet.



















Processamento de sons
Uma tecnologia inovadora de processamento de sons está contribuindo para o desenvolvimento de um estetoscópio digital revolucionário.
Além de revelar sinais de doenças cardíacas para não-especialistas, o novo aparelho poderá tornar mais fácil para os médicos detectarem os primeiros sinais das doenças cardíacas.
A tecnologia baseada em computador é um algoritmo que sincroniza os vários sons que compõem um batimento cardíaco humano.
Sons do coração
O novo estetoscópio digital captura os quatro sons (frequências) que compõem um batimento cardíaco, um após outro, e os condensa em um som único.
Esse som integrado pode então ser analisado através de uma técnica chamada ICA (independent component analysis - análise de componentes independentes ) Apesar do nome, a técnica só funciona quando as diversas frequências estão integradas em um som único.
Essa tecnologia de sincronização dos sons, desenvolvida por cientistas da Universidade de Londres, no Reino Unido, tem um papel fundamental para que o estetoscópio consiga mostrar seus resultados de forma integrada e intuitiva.
Estetoscópio digital inteligente
O "ouvido digital" mostra seus resultados na forma de gráficos intuitivos na tela de um computador.
Esses gráficos fornecem uma representação visual dos batimentos cardíacos, mostrando qualquer anomalia presente.
Atualmente, essas anomalias podem ser perdidas por médicos que não são especialistas em cardiologia e não têm o treino de ouvido necessário para detectar mudanças muito sutis.
O projeto do estetoscópio digital inteligente é fruto de uma colaboração internacional liderada pela Universidade do Porto e pelo Centro Hospitalar Alto Ave, ambos em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário