Saúde do coração
Apenas uma em cada 1.900 pessoas se encaixa dentro daquilo que a renomada Sociedade Americana do Coração (AHA) define como saúde cardiovascular ideal.
A conclusão é de um estudo feito por médicos da Universidade de Pittsburgh, publicado na revista especializada Circulation.
A chamada "saúde cardiovascular ideal" resulta da combinação de sete fatores:
- não fumar;
- índice de massa corporal inferior a 25;
- atividades físicas regulares;
- dieta saudável;
- colesterol abaixo de 200 sem tratamento;
- pressão arterial abaixo de 12 por 8;
- glicose em jejum abaixo de 100.
"De todas as pessoas que foram avaliadas, apenas uma em 1.900 poderia afirmar ter saúde cardíaca ideal," diz o Dr. Steven Reis, coordenador do estudo.
Raridade
Os médicos avaliaram 1.933 pessoas, com idades entre 45 e 75 anos, realizando entrevistas, checagens físicas e exames de sangue.
Eles encontraram um único cidadão que atendia a todos os requisitos - equivalente a 0,1 por cento.
Menos de 10 por cento preenchiam cinco ou mais critérios, 2 por cento preenchiam quatro comportamentos saudáveis para o coração e 1,4 por cento preenchiam três.
Após o ajuste para idade, sexo e nível de renda, os dados mostram que os negros têm 82 por cento menos chances de atender cinco ou mais critérios do que os brancos.
"Isso nos diz que a prevalência atual da saúde do coração é extremamente baixa, e que temos um grande desafio pela frente para atingir o objetivo da AHA de uma melhoria de 20 por cento nas taxas de saúde cardiovascular em 2020," afirma o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário