Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nutricionista e farmacêutica falam sobre fitoterápicos usados em dietas


Karin Honorato e Ana Inácia explicam os efeitos de produtos populares. Para emagrecer, elas recomendam acompanhamento especializado.
Muito se tem falado de remédios fitoterápicos que agem, com sucesso, como emagrecedores. Mas o que a maioria das pessoas que faz uso desses medicamentos não sabe são os reais efeitos, contra-indicações e efeitos colaterais desses produtos. No dia 19 de dezembro de 2010, o Fantástico mostrou uma reportagem sobre dois desses medicamentos. Hoje, na coluna da nutricionista Karin Honorato, a especialista vai conversar com a farmacêutica Ana Inácia, sobre os reais efeitos e efeitos colaterais desses medicamentos que prometem quase um “milagre” do emagrecimento.

No vídeo, você vai entender a explicação das duas profissionais a respeito de substâncias populares, como a caralluma, hoodiagordoni, pholia magra, gymnena, entre outros, e de medicamentos, como Divine Shen e a sibutramina.

Abaixo, segue uma breve explicação de cada um dos produtos.

Divine Shen – é um medicamento à base de fibra de laranja, mas que tem em sua composição a sibutramina, substância com venda controlada. Entre os efeitos colaterais estão o aumento da pressão arterial, taquicardia e AVC.

Caralluma – muito na moda, a caralluma foi suspensa pela Anvisa por não ter efeitos comprovados. Não há estudos suficientes que comprovem o efeito divulgado.

Hoodiagordoni – fitoterápico proibido pela Anvisa.

Pholia magra – muito usado por pessoas que buscam um rápido emagrecimento. Ele atua como inibidor de apetite, mas não há estudo comprovando sua eficácia. Pode se tornar perigoso para a saúde se usado em grandes quantidades ou por tempo prolongado.

Chá verde – chá muito usado na desintoxicação do organismo. Usado em grandes quantidades, o chá pode provocar aumento da pressão arterial, além de favorecer a disfunção da tireóide e anemia.

Gymnena – a substância ajuda a controlar a vontade de comer doce, mas pode alterar a função da insulina, que regula o nível de açúcar no organismo, se tomada em quantidade inadequada.

Faseolamina – conhecida como “feijão-branco”, ela impede a absorção de amido pelo organismo. Pode alterar os níveis nutricionais necessários ao corpo.

Ayslim manga – atua no sistema nervoso central e pode desregular os níveis de colesterol e trigliérides.

Em todos os casos, tanto a nutricionista quanto a farmacêutica concorda que as pessoas que querem perder peso devem procurar a ajuda de especialistas, como nutricionistas, médicos, e fazer exercícios físicos corretamente, sempre acompanhados por profissionais da área, como educadores físicos e fisioterapeutas. Desta forma, será possível emagrecer de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário