Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BOLETIM INFORMATIVO ABRASCO


Diretoria da ABRASCO marca presença na primeira audiência dos representantes do Movimento da Reforma Sanitária com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha

Foto: Carlos Silva/ABRASCOO Presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, os vice-presidentes Elias Rassi Neto, Ligia Bahia e Luis Eugênio Portela, e o Secretário Executivo da Associação, Carlos Silva, participaram da cerimônia de posse do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 03 de janeiro. Durante seu discurso Padilha fez referência a vários pontos da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil, como o financiamento, relações público-privado, modelo de atenção, APS, acesso e qualidade em saúde, doenças negligenciadas e emergentes, força de trabalho em saúde, formação e educação permanente, ciência e tecnologia, gestão e formulação de políticas. Devido a problemas de tempo não foi possível realizar a reunião preparatória dos integrantes do Movimento da Reforma Sanitária para a audiência com o Ministro, mas ao longo da solenidade foi possível promover a articulação entre os representantes das entidades. O encontro com Padilha aconteceu no dia 04 de janeiro e contou com a participação de integrantes da ABRASCO, do Cebes, da Rede Unida e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, além de membros da equipe do ministro, como Helvécio Miranda Magalhães, Odorico Monteiro e Eliane Cruz, entre outros. "A reunião foi muito cordial e todos tiveram oportunidade de falar livremente, expressando as preocupações e as propostas de nossa Agenda. O Ministro sinalizou com um plano de 100 dias, convidando as entidades científicas, as universidades e os centros de pesquisa a contribuírem para o debate e a identificação de alternativas aos problemas do SUS e do setor saúde no país", informou Facchini. Segundo o Presidente da ABRASCO, o Ministro foi enfático em seu interesse de construir uma agenda de trabalho com o Movimento da Reforma Sanitária e suas entidades científicas, e houve consenso quanto à autonomia e liberdade de crítica das entidades em relação ao Ministério da Saúde e ao SUS. Nos próximos dias será distribuído um relatório sucinto sobre o encontro e novas reuniões de trabalho estão previstas para os próximos meses. "Temos a oportunidade de coordenar os esforços do movimento social, da produção científica, da educação profissional, da gestão e da prática profissional em saúde em favor da superação dos desafios e contradições do SUS e das iniquidades em saúde no país. As críticas, as observações e as contribuições de todos serão fundamentais para a continuidade desse processo e a construção de uma agenda de trabalho com o ministro", enfatizou Facchini. Saiba mais sobre o novo Ministro da Saúde clicando aqui.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
O V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde será realizado de 17 e 20 de abril de 2011, no Campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo e terá como tema central “O lugar das Ciências Sociais e Humanas no campo da Saúde Coletiva”. O evento pretende reunir pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde, incentivando o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. Realizado pela ABRASCO, o Congresso conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A Comissão Científica recebe resumos de trabalhos até 26 de janeiro.  Todas as informações sobre o evento estão disponíveis aqui.
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia
A Comissão de Epidemiologia da ABRASCO promove o VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, de 12 a 16 de novembro de 2011, em São Paulo. Esta edição terá como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, articulado que está ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. O primeiro prazo para inscrição com desconto vence no dia 31 de dezembro e a Comissão Científica receberá resumos de trabalhos até 14 de abril. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento: www.epi2011.com.br.
O Papel da Alimentação e da Nutrição na Saúde da População Brasileira
A Revista Ciência & Saúde Coletiva inicia o ano de 2011 com o número temático intitulado  O Campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, já à disposição dos leitores nos formatos impresso e online, cujo sumário pode ser acessado no anexo. Organizado por Maria Lúcia Magalhães Bosi e Shirley Donizete Prado, editoras convidadas, este número ressalta a construção de referenciais interdisciplinares e propostas empíricas que promovem o encontro entre o campo da Alimentação e Nutrição e o da Saúde Coletiva. Os textos dão ênfase ao estatuto científico dessa interface, à produção de pesquisas, à história, às políticas e às teorias que fundamentam a problemática alimentar-nutricional, ao tempo em que evidenciam o papel da sociedade civil na construção do conceito e das práticas de segurança alimentar. Este número traz ainda outras contribuições de grande relevância sobre o assunto em foco, além de outros temas de elevado interesse no âmbito  da saúde coletiva.. Veja o sumário da revista clicando aqui.
Boletim impresso da ABRASCO apresenta consolidado de 2010
O número 105 do Boletim impresso da ABRASCO apresenta um consolidado que destaca as realizações da Associação durante 2010. Veja nesta edição: informações sobre as reuniões itinerantes da Diretoria, a entrega do documento "Uma Agenda Estratégica para a Saúde do Brasil" à presidente eleita Dilma Rousseff, a primeira reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Saúde Coletiva, a indexação da Revista Brasileira de Epidemiologia pela MedLine, a renovação da Revista Ciência e Saúde Coletiva (que passou a ser mensal), a inauguração do Café Saúde e Letras na Fiocruz Pernambuco, uma entrevista com Carlos Coimbra Jr. sobre o 1° Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, as publicações técnico-científicas fruto do intercâmbio Brasil-Canadá, a criação da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, além de informações sobre o I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, o V simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, entre outras notícias. A publicação está disponível aqui.
Propaganda e Obesidade
Carlos Augusto Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e integrante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da ABRASCO, publicou o artigo "Propaganda e Obesidade" no jornal O Globo, no último dia 16 de dezembro. No artigo o pesquisador denuncia que "campanhas publicitárias milionárias e extremamente eficazes cuidam para ampliar vantagens dos produtos ultraprocessados, promovendo sua hiperpalatabilidade (´você não pode resistir´) e sua conveniência (´coma em qualquer lugar e a qualquer hora´), quando não estimulando diretamente o comer compulsivo (um desses produtos atende pelo sugestivo nome de "Sem parar"). Além disso, a não regulação do marketing desses produtos no Brasil permite sua oferta e propaganda em todos os ambientes (incluindo escolas, hospitais e farmácias), promoção por celebridades, uso de alegações saudáveis sem base cientifica comprovada, megadescontos na compra de megaporções, campanhas dirigidas especificamente a crianças e adolescentes, estratégias de venda-casada, uso de personagens e heróis do universo infantil, brindes e prêmios na compra dos produtos e tantas outras técnicas de marketing já proibidas em vários países." Para ver o artigo na íntegra clique aqui.
Um SubMinistério Faz Mal À Saúde
Ligia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de economia da saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), publicou o artigo "Um SubMinistério Faz Mal à Saúde" no Jornal O Globo, no último dia 13 de dezembro. No texto Ligia afirma que "a organização de sistemas de saúde de “primeira” mantém-se associada ao sentido da dinâmica econômica.  Os gastos sociais não são considerados antagônicos à modernização e ao desenvolvimento.  No Brasil, os avisos sobre os cortes de gastos e o abandono das tentativas de ressuscitar a CPMF irão dificultar muito o pagamento da promessa da Presidente. Porém, não existe uma única alternativa de saída.  Os atuais constrangimentos orçamentários não justificam a desoneração do governo da tarefa de imprimir direção política ao sistema de saúde brasileiro e muito menos transformar o dito no não dito". Confira o texto na íntegra aqui.
Publicações retratam a cooperação técnico-científica entre o Brasil e o Canadá na área de Saúde Pública
Estão disponíveis para download duas publicações que retratam o intercâmbio técnico-científico entre o Brasil e o Canadá na área de Saúde Pública durante a última década: Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde: A experiência de Cooperação Técnica no Campo da Saúde Pública  (em português e em inglês) e A Decade of Canadian and Brazilian Collaboration in Public Health - Knowledge exchange and learning to setrengthen intersectoral health promotion (português, inglês e francês). Os livros retratam ações coordenadas pela ABRASCO, a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI).
Revista Brasileira de Epidemiologia recebe artigos
A Revista Brasileira de Epidemiologia (RBE) está recebendo artigos para publicação (em português, espanhol ou inglês) e a partir de agora é possível fazer a submissão on-line através da plataforma SciELO, o que aumenta a agilidade do processo de tramitação dos manuscritos. A RBE, classificada como B1 no Qualis (Capes), está indexada nas bases bibliográficas LILACS, Scielo, EBSCO, Scopus e Latindex. Segundo o SciELO, os artigos publicados na revista em 2007 e 2008 apresentaram fator de impacto de 0.2525. Os autores interessados podem obter mais informações sobre as normas clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário