Neurologistas falam sobre causas e tratamentos da dor de cabeça |
Dois neurologistas com mais de 40 anos de experiência no tratamento de pacientes com problemas de dores encefálicas se uniram para escrever "A Cura da Dor de Cabeça".
No livro, eles mostram os gatilhos que normalmente desencadeiam as crises de dor de cabeça e dão ao leitor o conhecimento e as ferramentas adequadas para lidar com esse incômodo e se livrar dele. A obra ainda explica melhor o funcionamento do corpo humano, como a rotina pode gerar uma crise, quais são as medicações e tratamentos disponíveis e as novas conquistas da medicina para acabar com esse mal que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro.
Leia abaixo um trecho extraído do livro que fala sobre os tratamentos com botox.
*Botox: uma nova droga biológica contra a dor
Há algum tempo, o Botox deixou de ser apenas uma droga utilizada com finalidades cosméticas, por estrelas de cinema e políticos de meia-idade, ou outras pessoas que quisessem se livrar das marcas de expressão em seus rostos. Como disse um médico: "agora utilizamos o Botox contra o sofrimento, e não contra o envelhecimento". Muitos médicos vêm utilizando a terapia com o Botox para tratar de uma grande variedade de dores que acometem os seus pacientes; inclusive as dores de cabeça crônicas e muito intensas. Obtivemos grande sucesso ao utilizarmos o Botox no tratamento de vários dos nossos pacientes, e estamos muito impressionados com os resultados.
Como o Botox funciona?
Especialistas discordam sobre como, especificamente, o Botox funciona. Sabe-se que ele bloqueia a produção de acetilcolina, uma substância neuroquímica necessária para a contração muscular, e certos especialistas acreditam que refrear a produção de acetilcolina seja a chave para a redução ou a eliminação da dor. O Botox também inibe a produção de outras substâncias responsáveis pelos processos da dor, tais como a "substância P", o glutamato e a calcitonina peptídica relacionada aos genes - neuroquímicos associados à geração da dor.
Alguns especialistas afirmam que o relaxamento dos músculos resultante de uma injeção de Botox melhora a circula sangüiínea na região afetada, permitindo que as enforfinas - anestésicos naturais produzidos pelo organismo - proporcionem alívio subseqüentemente. Talvez seja esse o mecanismo através do qual o Botox funcione. Porém, para a maioria dos pacientes, não importa muito como o Botox finciona; baste saber que, de fato, ele funciona.
Benefícios da terapia com Botox
Se as injeções de Botox funcionarem para o seu caso, o primeiro benefício que irão lhe proporcionar é uma diminuição na quantidade de suas crises de dor de cabeça, e aquelas que você ainda vier a sofrer, durante o tratamento, serão menos intensas.
Outra vantagem é que você pode receber as injeções no próprio consultório do seu médico, em vez de precisar ir a um hospital ou centro cirúrgico - o que é necessário quando você tem de se submeter a um bloqueio dos nervos ou a outros procedimentos utilizados para tratar de dores crônicas na cabeça ou no pescoço.
Mais um benefício: você, provavelmente, poderá reduzir a quantidade de medicamentos que costuma tomar, e, uma vez que todo medicamento tem efeitos colaterais, você também estará livre deles - o que é uma notícia especialmente boa, se você estiver tomando narcóticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário