Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Internacionalização do direito à saúde é debatida em Brasília

Especialistas de 17 países da América Latina discutem a internacionalização do direito à saúde. O evento é promovido pela FIOCRUZ Brasília

De 10 a 12 de novembro, a FIOCRUZ Brasília (por meio de seu Programa de Direito Sanitário – PRODISA) promove, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o II Taller Internacional – Derecho desde La Calle: introducción crítica al derecho a la salud (II Oficina Internacional - Direito Achado na rua: Introdução Crítica ao Direito a Saúde). O evento, que reune representantes de instituições das áreas de Direito e de Saúde Coletiva de 16 países da América Latina, além do Brasil, tem como objetivos criar uma rede de Direito Sanitário composta por estes e outros países, por meio da implementação internacional do curso Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito à Saúde.

A cerimônia de abertura, realizada às 9h na Sede da OPAS/OMS, contou com a presença de representantes das três instituições parceiras, UnB, OPAS/OMS e Fiocruz. Na ocasião, o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, fez uma palestra sobre o Direito Achado na Rua, filosofia que defende o nascimento do Direito a partir dos movimentos sociais.

O evento promove ainda uma cooperação entre os países participantes, a fim de viabilizar a realização do curso e a participação de instituições estrangeiras no processo, a partir da discussão de dois grandes temas: Direito Sanitário e Saúde Pública. A II Oficina Internacional pretende também concluir o livro que será elaborado, a partir da colaboração dos países e especialistas convidados, e utilizado na edição internacional do curso de Direito Sanitário. Entre os países participantes estão Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Panamá, que representam instituições como a Universidade de Havana (Cuba), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade Nacional da Colômbia e Universidade del Rosário (Colômbia), PUC Equador e Universidade de Los Andes (Chile), por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário