Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010




Ano IV - No. 150 - 29 de outubro de 2010

  Evento 

Sistema CFMV/CRMVs discutirá a Leishmaniose Visceral

Com o objetivo de incentivar a discussão entre os Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs sobre os avanços científicos e as diferentes opiniões sobre a Leishmaniose Visceral, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove um fórum sobre o tema. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Brasília, DF. A participação é restrita aos Presidentes de Conselhos do Sistema CFMV/CRMVs e convidados. Os interessados poderão acompanhar as discussões pela internet, em transmissão on line.
“Queremos discutir a situação atual da Leishmaniose Visceral com exemplos do Brasil e do mundo. As palestras irão apresentar diferentes pontos de vista sobre o tratamento, controle vetorial, diagnóstico entre outros para que o Sistema CFMV/CRMVs possa, ao final, discutir, com embasamento científico, seu posicionamento sobre esta doença e suas implicações”, afirmou o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda sobre a motivação para organizar o Fórum.
Ele ressalta a importância da participação dos Presidentes de Conselhos Regionais de Medicina Veterinária para que tragam a realidade regional, como também dos convidados que representam o Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Organização Pan-Americana da Saúde, Anclivepa Brasil, Ministério Público, Polícia Federal, Anvisa entre outros. “Será de extrema importância que todas as organizações convidadas participem para que possamos juntos entender os novos resultados e discutir as ações para o controle da Leishmaniose Visceral Canina”, conclui Arruda.
Na programação estão previstas palestras para contextualização sobre a Leishmaniose Visceral nas Américas e Caribe e os desafios e expectativas do Brasil. Sobre temas técnicos serão apresentadas formas de manejo e controle do vetor e apresentação de casos sobre a difusão da doença. No segundo dia, serão discutidas informações sobre o diagnóstico, vacina, tratamento e aspectos legais nas ações de vigilância e controle do Programa de Leishmaniose Visceral Canina.
Assessoria de Comunicação CFMV

 África  

CFMV participa de Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa

O XII Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa reuniu em Huambo, em Angola, África os representantes da Medicina Veterinária de treze países. Durante os dias 19 a 21 de outubro, os países Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste estiveram representados e discutiram temas da Medicina Veterinária comuns a estes.
Dentre as apresentações, o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, abordou os desafios da Medicina Veterinária no Brasil. O cronograma contou ainda com mais de 80 comunicações, palestras e conferências nas áreas de sanidade e produção animal; saúde pública, cooperação entre veterinários e entre as instituições veterinárias da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP).
Paralelamente ao Congresso foi realizada uma feira com 15 empresas comerciais, principalmente relacionadas ao setor de medicamentos, equipamentos e material veterinário. O Congresso também homenageou profissionais atuantes na Medicina Veterinária local.
Assessoria de Comunicação CFMV


  Saúde Ambiental  

Em São Paulo a maior preocupação está no destino de resíduos

Com público majoritariamente da Grande São Paulo, a Comissão Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) percebeu o interesse por ações que possam contribuir para diminuir o impacto ambiental gerado pelos grandes centros do País. Como parte do ciclo de palestras realizadas pelo Brasil, a CNSA esteve em São Paulo, no dia 15 de outubro e, reuniu um público de 50 Médicos Veterinários em evento do CFMV apoiado pelo CRMV-SP.
Um dos assuntos mais discutidos foi a produção de “agrogases”, principalmente, o metano proveniente dos animais de produção, informou Cláudia Scholten (foto), Presidente da CNSA. Os presentes se mostraram interessados nas informações sobre o impacto desse gás na destruição da camada de ozônio. Para os proprietários de Clínicas e Pet Shops chamaram a atenção os exemplos práticos para o destino de resíduos, principalmente os pêlos de animais e a reutilização de água.
Para a produção de alimentos, com palestra de Maria Auxiliadora Luna, membro da CNSA, os participantes questionaram informações sobre a perícia veterinária. Os presentes debateram também o papel do Médico Veterinário na produção orgânica.
O Ciclo de Palestras sobre a inserção o papel do Médico Veterinário na Saúde Ambiental se apresentará, em novembro e dezembro, em Pernambuco, Piauí, Amapá e Rondônia. Mais informações nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.
Assessoria de Comunicação CFMV
   
Acomícias da Mídia no Portal CFMV 

VACINAS
Aftosa acirra concorrência entre laboratórios
DNA
Mundo vai ter 30 mil genomas decifrados até o fim de 2011
SELVAGEM
Especialistas defendem animais em zoológicos contra críticas
CARNE
Arroba do boi vai a R$ 107,60 e frigoríficos limitam vendas
NOVEMBRO
Rebanhos de 20 estados e DF devem ser vacinados
SUINOS
Embrapa e Sadia assinam acordo para pesquisa em genômica
GRADUAÇÃO
MEC divulga nesta sexta os locais de prova do Enade 2010
PERIGO
Cães são mais eficientes na detecção de bombas 


  Próximos eventos: 

- Congresso Internacional de Endocrinologia Veterinária - 18 a 20 de novembro (Búzios, RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário