Vitamina E protege contra o câncer,
mas não em suplementos
Tipos de vitamina E
Cientistas norte-americanos e chineses recolheram evidências científicas de que a vitamina E tem forte efeito protetor contra várias formas de câncer.
Sobretudo duas formas da vitamina E - tocoferóis gama e delta - mostraram-se altamente eficazes na prevenção dos cânceres de cólon, pulmão, mama e próstata.
Esses dois tipos de vitamina E são encontrados nos óleos de soja, canola e milho, e em castanhas.
"Nossa mensagem é que a forma tocoferol gama da vitamina E, a forma mais abundante dessa vitamina na alimentação, e o tocoferol delta, encontrado em óleos vegetais, são benéficos na prevenção do câncer," afirmou o Dr. Chung S. Yang, da Universidade de Rutgers.
Veja o conteúdo dos suplementos
Contudo, há um grande porém na pesquisa realizada pela equipe do Dr. Yang.
"A forma alfa-tocoferol, a mais comum em suplementos de vitamina E, não mostrou qualquer benefício [na prevenção do câncer]," salientou o pesquisador.
As constatações foram feitas a partir tanto de estudos com animais de laboratório quanto de dados epidemiológicos humanos.
Na realidade, outros estudos já mostraram que os suplementos de vitamina E podem ter efeito oposto ao desejado:
Suplementos de vitamina E aumentam risco de câncer de próstata
Olhe o rótulo, ou coma melhor
É por isso, salienta o pesquisador, que é importante identificar as diferentes formas de vitamina E, o que exigirá pesquisas mais detalhadas sobre o efeito preventivo contra o câncer e outros efeitos biológicos de cada um dos tipos de vitamina E.
"Para as pessoas que acreditam que precisam tomar suplementos de vitamina E," diz Yang, "o mais prudente é tomar uma mistura de [tipos de] vitamina E que melhor imite aquela presente em uma dieta saudável."
Ou, como alternativa, ingerir uma dieta mais saudável e dispensar qualquer controvérsia.