Lactoferrina: o "canivete suíço" do sistema imunológico
Lactoferrina
A lactoferrina é uma proteína importante na absorção do ferro pelo organismo, com inúmeros benefícios à saúde.
A forma principal dessa proteína, também conhecida como lactotransferrina, é secretada juntamente com os fluidos biológicos humanos, como leite, sangue, lágrimas e saliva.
A maior concentração da proteína está no colostro, o primeiro leite produzido pela mãe. A seguir vem o leite humano normal e, a seguir, o leite de vaca.
A lactoferrina é responsável pela maioria das propriedades de defesa do organismo.
Canivete suíço da imunidade
Com tantos benefícios, os cientistas estão começando a usar a lactoferrina como um composto terapêutico, um medicamento para tratamento de várias condições.
E, em contraste com muitas outras proteínas terapêuticas, que necessitam ser injetadas nos pacientes, a lactoferrina permanece ativa mesmo sendo tomada via oral.
Isso está abrindo a perspectiva de sua utilização nos chamados alimentos funcionais, ou nos nutracêuticos.
"Alguns pesquisadores descrevem essa proteína como o 'canivete suíço' do sistema imunológico humano. Em parte, ela faz tudo isso absorvendo o ferro, mas muitas outras propriedades da proteína contribuem para suas funções," diz o Dr. Hans Vogel, professor da Universidade de Calgary.
O composto tem-se tornado tão importante, e chamado tanto a atenção da classe médica, que a revista científica Biochemistry and Cell Biology dedicou um exemplar inteiro aos últimos estudos feitos com a proteína.
São nada menos do que 27 artigos e trabalhos de revisão, feitos por uma equipe selecionada de pesquisadores internacionais, líderes na área.
Benefícios da lactoferrina
Entre os benefícios documentados e descritos pelos pesquisadores estão o papel da lactoferrina na cicatrização de ferimentos da pele, os impactos da lactoferrina no crescimento do intestino delgado e no desenvolvimento nas primeiras fases da vida e o uso da lactoferrina bovina na inibição da gripe e na prevenção de partos prematuros.
Uma contribuição que merece destaque foi publicada pelo grupo de pesquisa liderado pelo professor Li Ning, de Pequim.
Eles mostraram que o consumo de leite enriquecido com a proteína lactoferrina modula a composição da microflora intestinal, um elemento essencial à saúde.
Isso demonstra a possibilidade de incorporação da lactoferrina em alimentos probióticos.