ABRASCO na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde
O Presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini e a vice-presidente, Lígia Bahia, estarão representando a Associação durante a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, de 19 a 21 de outubro no Rio de Janeiro. A abertura será realizada hoje, às 14h, e contará com a presença da Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A Conferência reunirá os representantes de mais de 100 países para debater estratégias e metodologias e assumir o compromisso coletivo de combate às iniquidades em saúde, através da ação sobre seus determinantes sociais. O evento será tansmitido na íntegra, via internet, pelo Canal Saúde, com áudio em português, espanhol, inglês e francês. Confira a programação e documentos de referência no site da Conferência e acompanhe as apresentações acessando o link http://www.canal.fiocruz.br/determinantes/.
|
Presidente da ABRASCO participa da Oficina Internacional do projeto ELSI-Brasil
O presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, participou da Oficina Internacional do Projeto Estudo Longitudinal de Saúde e Bem-estar dos idosos" (Elsi-Brasil), realizada nos dias 17 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro. No segundo dia do encontro Facchini fez a apresentação “Uso dos Serviços de Saúde entre os Brasileiros da Terceira Idade” e na parte da tarde participou do debate sobre a implementação do projeto. O Elsi-Brasil é um estudo de corte nacional para verificar os determinantes, a longo prazo, das condições de saúde e bem-estar da população idosa e será parte de um consórcio internacional do qual também participam Estados Unidos, Inglaterra, China, Índia e países europeus. Também participaram do evento: Paulo Gadelha (Presidente da Fundação Oswaldo Cruz), Ana Luiza D´Ávila (Decit/MS), Michael Marmot (University College London), James Smith (RAND Corporation), Axel Borsch-Supan (University of Mannheim), Yaohui Zhao (Peking University), James Macinko (New York University), entre outros. Confira a programação aqui.
|
E se fosse sua mãe?
Ligia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de Economia da Saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), publicou o artigo "E se fosse sua mãe?", no Jornal O Globo, no dia 17 de outubro. Nesta oportunidade Lígia aponta que apesar da ênfase dada à correção dos problemas financeiros e de gestão do SUS, questões como a humanização e qualidade da assistência prestada não podem ficar de lado. Para Lígia, "por mais que se desenhe um futuro no qual a mercantilização da saúde se imponha é improvável que alguém queira ser tratado em uma cabine virtual como um e-patient. Até o momento, as relações pessoais nas ações de saúde não caíram em desuso, e, sem pretensão, humanizam a inovação tecnológica e a gestão. A saúde tem problemas de gestão, de financiamento e políticos. A pompa com que se apresenta apenas um deles não pode servir para disfarçar a realidade e mesmo a verdade. Os que dizem que tudo pode ser solucionado com a correção de falhas na gestão, desde um posto de observação externo à saúde, sequer as reconhecem", afirma Lígia. Confira o artigo na íntegra.
|
Presidente da ABRASCO participa do Congresso SEE-SESPAS 2011 na Espanha
O presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, esteve na Espanha, de 06 a 08 de outubro, representando a Associação na I Reunião das Sociedades Ibero-americanas de Epidemiologia e Saúde Pública e no Congreso da Sociedade Espanhola de Epidemiologia e Sociedade Espanhola de Saúde Pública e Administração Sanitária (SEE-SESPAS) 2011. O convite foi feito com o objetivo de fortalecer a integração com o intercâmbio de experiências, pesquisa epidemiológica e de saúde pública em ibero-américa, criando uma agenda de atividades anuais e trabalhando na proposta de organizar, a médio prazo, um congresso conjunto. O abrasquiano Cesar Victora, presidente da Associação Internacional de Epidemiologia (IEA), proferiu a Conferência Inaugural "Equidade e Saúde nos objetivos do milênio". Com o tema "Saúde e equidade em todas as políticas", os organizadores do Congresso SEE-SESPAS enfatizaram a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os fatores políticos e sociais que fazem com que a probabilidade de estar saudável seja muito maior para alguns indivíduos ou grupos do que para outros integrantes da mesma sociedade. O evento promoveu uma reflexão sobre as características do sistema e dos serviços sanitários que mais influem na equidade na saúde e afetam as políticas de forma a que sejam mais efetivas na redução na iniquidade e na melhoria da saúde da população.
|
35a. Reunião da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do CNS
Os vice-presidentes da ABRASCO, Lígia Bahia e Luis Eugênio Portela, participara da 35a. reunião da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde (CICT/CNS), realizada no dia 07 de outubro em Brasília. A pauta abordou a reestruturação da Comissão, a revisão de seu plano de trabalho e a realização da III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CNCTIS), em novembro de 2012. O evento terá como principais objetivos: avaliar resultados da II Conferência; aprofundar pontos prioritários em CT & I em Saúde em sintonia com a agenda de prioridades do CNS; Revisar a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde e; fortalecer a participação do controle social na avaliação de tecnologias em saúde. A CICT/CNS foi criada em 1991 com a finalidade articular o Sistema Único de Saúde, as instituições responsáveis pela formação dos cientistas e pela produção do conhecimento científico, as agências governamentais responsáveis pelo financiamento da pesquisa, o setor produtivo de tecnologias e insumos para a saúde, e, os representantes da sociedade civil, para a formulação das diretrizes e princípios da política nacional de ciência e tecnologia em saúde, visando a definição de prioridades e estabelecimento de mecanismos de avaliação e controle social a serem propostos ao Plenário do Conselho Nacional de Saúde, órgão responsável pela formulação da política nacional de saúde e pelo controle social no SUS. A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 03 de fevereiro de 2012.
|
II Seminário da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
A conselheira da ABRASCO, Mariângela Cherchiglia, e a pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Maria do Carmo Leal, representaram a ABRASCO durante o II Seminário da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizado nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília. O evento teve como objetivo apresentar a Pesquisa e colocar em pauta as atualizações, conquistas e desafios do projeto, discutir o plano amostral, os indicadores, o acesso e o processo de consolidação do questionário, entre outros temas. Clique nos links a seguir para conferir a programação do seminário, ver o documento encaminhado pela ABRASCO em setembro ao Secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Dr. Jarbas Barbosa, com o posicionamento da Diretoria da ABRASCO sobre o Suplemento Nacional de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e a PNS e a edição de setembro da Revista Ciência & Saúde Coletiva dedicada à PNAD.
|
Reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da ABRASCO na Fiocruz
A Comissão de Ciência e Tecnologia da ABRASCO esteve reunida nos dias 4 e 5 de outubro, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. No início da reunião o coordenador da Comissão e vice-presidente da ABRASCO, Luis Eugenio Portela, destacou que o momento político atual "em que se discute o financiamento da saúde, e a importância de articular esse debate com a contribuição da saúde para o desenvolvimento nacional, seja como setor produtivo de bens industriais, seja como setor de serviços". Mais detalhes aqui.
|
Financiar o SUS Universal Sem Tergiversar
"Financiar o SUS Universal Sem Tergiversar" e o título do artigo publicado pela vice-presidente da ABRASCO, Ligia Bahia, no Le Monde Diplomatique Brasil. No artigo, Lígia faz uma reflexão sobre o surgimento e trajetória do Sistema Único de Saúde, a garantia do direito à saúde, o subfinanciamento e o projeto de regulamentação da EC29, entre outros temas. "Um sistema de saúde degradado, pobre para pobres, adultera o nome e sobrenome de batismo do SUS constitucional. Não erradicaremos a miséria e pobreza enquanto nos situarmos entre os países com maior produto interno bruto e nossos indicadores específicos sinalizarem a perseverança de profundas iniquidades na exposição aos riscos e no acesso e utilização de ações e serviços de saúde. Sobre a mesa de negociações da regulamentação da EC-29 serão apresentados interesses e valores políticos, simbólicos e financeiros. Esforços concentrados em torno de concepções sobre a indissociabilidade do financiamento com a ampliação do direito à saúde aumentam as chances de aprovar no Senado uma regulamentação baseada na projeção de um SUS cujo tamanho e qualidade ajustem-se às necessidades de saúde e qualidade de vida das atuais e futuras gerações de brasileiros", afirma Lígia. Confira o artigo na íntegra.
|
I Fórum sobre a Prática do Apoio no SUS
O conselheiro da ABRASCO e relator da 14ª. Conferência Nacional de Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, está organizando junto com o grupo de pesquisaApoio Paidéia o I Fórum sobre a Prática do Apoio no SUS. O evento tem como objetivo promover o encontro, debate e aprendizado de trabalhadores da saúde, gestores e acadêmicos sobre a prática do Apoio tendo como orientação as interfaces possíveis com a Gestão, o Trabalho em Saúde e a Formação. O evento será realizado no dia 17 novembro, na Unicamp, e está oferecendo 300 vagas com inscrição online gratuita. Clique nos links a seguir para ver a programação e fazer a suainscrição.
|