Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova edição do periódico 'Cadernos de Saúde Pública' está disponível na internet

O volume 26, fascículo 9, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no portal da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A edição é dedicada ao papel da pesquisa na consolidação do SUS. O artigo de revisão discute a validade e reprodutibilidade dos instrumentos de medida da atividade física do tipo self-report em adolescentes. Na seção Métodos, é descrita a metodologia de um estudo de inquérito nacional da prevalência e de padrões epidemiológicos das hepatites A, B e C. Os artigos de pesquisa tratam de temas como estado nutricional, saúde do idoso, saúde materna, doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva, entre outros.



Nesta edição, a pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Ensp/Fiocruz Rosalina Jorge Koifman assina, junto com Daniela Varela Luquetti, da Universidade de Washington, o artigo Qualidade da notificação de anomalias congênitas pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc): estudo comparativo nos anos 2004 e 2007. O trabalho é resultado da tese de doutorado em ciências na área de saúde pública de Daniela, apresentada na Ensp em junho de 2009.
O estudo comparou a validade dos diagnósticos de anomalias congênitas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) em oito hospitais distribuídos em sete municípios do Brasil, totalizando 27.945 nascidos vivos em 2004 e 25.905 em 2007. Além disso, o trabalho descreveu ações específicas realizadas para o aprimoramento da qualidade dos dados desse campo. Para a análise da validade, foi utilizado o Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas (Eclamc) como padrão-ouro. Em 2004, pelo menos 40% dos casos de anomalias congênitas eram subnotificados, situação que não foi modificada em 2007. Observou-se aumento significativo na sensibilidade apenas em um hospital, de 56,9% para 96,8%. Em dois hospitais, houve diminuição significativa na sensibilidade, de 62,7% para 41,7% e de 66,5% para 32,2%. Os valores preditivos positivo e negativo e especificidade permaneceram acima de 80%. Apenas duas secretarias municipais de saúde e quatro hospitais fizeram algum tipo de ação específica para a melhoria do campo 34. Os resultados apontam para a necessidade de se investir na qualidade da informação sobre anomalias congênitas no Sinasc.

Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública é uma revista mensal, publicada pela Ensp/Fiocruz e destinada à disseminação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins. Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.
As edições anteriores da Cadernos estão disponíveis na internet, mas é possível fazer assinatura da revista. O custo da assinatura é de R$ 220 para instituições e R$ 90 a individual. Podem ser feitas, de forma eletrônica, aqui. Mais informações pelo telefone (21) 2598-2514.

Nenhum comentário:

Postar um comentário