Divulgação |
Wade Cricken, convidado especial do IX Encontro Clio-Psyché |
A Uerj está sediando até esta sexta, 29 de outubro, o IX Encontro Clio-Psyché. Sob o tema "Gênero, Psicologia, História", o evento conta com a presença de pesquisadores do Brasil, da América Latina, da Espanha, de Portugal e do Canadá. Em sua 9ª edição, serão debatidas uma grande variedade de questões relativas ao conceito de gênero e refletindo sobre os seus efeitos nas relações de poder e nos discursos sobre a realidade, priorizando abordagens de viés histórico.
A programação é ampla e diversificada. Inclui seis conferências, 26 sessões coordenadas, três mesas-redondas, uma sessão de depoimentos, exposições, sessões de pôsteres e lançamentos de livros. Um dos convidados especiais é Wade E. Pickren, professor da Ryerson University, de Toronto, editor da revista History of Psychology, da American Psychological Association (APA), e presidente da Society for the History of Psychology, que, nesta quinta, profere a conferência World in Changes: Creating New, Critical, Global Histories of Psychology.
Criado em 1998, o Clio-Psyché é um programa do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Uerj, que vem desenvolvendo pesquisas e promovendo eventos que abordam, em perspectiva interdisciplinar, a história dos saberes e das práticas psicológicas no Brasil.
Segundo a professora e coordenadora do evento, Ana Maria Jacó-Vilela, o objetivo do IX Encontro é destacar como a questão do gênero aparece na história da psicologia. A escolha do tema da edição deste ano foi fruto de uma pesquisa sobre a presença das mulheres na história da psicologia, que incluiu uma série de entrevistas com psicólogas dos anos 1950 e 1960. Elas forneceram informações preciosas sobre o exercício da atividade profissional em um contexto de desigualdades, preconceitos e de resistências erguidas para a presença da mulher no espaço do trabalho. Algumas delas, como Therezinha Lins de Albuquerque, Marion Merlone dos Santos Penna, Maria Helena Novaes Mira, Wanda Papaleo e Yonne Moniz Reis estarão presentes na seçãoRoda de conversa, cuja intenção, segundo Ana Jacó é "dar oportunidade para que as jovens gerações de psicólogos e pesquisadores da área conheçam as experiências de psicólogas dos anos 1950 e 1960."
Além da participação do professor americano Wade Pickren, Ana Jacó destaca também a realização, no âmbito do evento, do I Encontro Iberoamericano de Pesquisadores de História da Psicologia, com a presença de Hugo Klappenbach e Lucía Rossi (Argentina), José Emilio García (Paraguai), Maria Inés Winkler (Chile), Conceição Nogueira (Portugal), Annette Mulberger e Tomas Sturm (Espanha). Para ela, "esta é uma das poucas oportunidades, na área da pesquisa em história da psicologia, especialmente latino-americano, espanhola e americana, de intercâmbio e de estabelecer uma perspectiva comparativa entre as realidades de cada país".
O encontro conta com o apoio da FAPERJ, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região (CRP-RJ), do Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ) e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário