Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CNPq anuncia o Censo da Pesquisa 2010

O CNPq vai realizar o Censo 2010 do Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP), cujo período de atualização e cadastro de novos grupos se estenderá até o dia 05 de dezembro próximo. Os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório terão até esta data para atualizar seus currículos Lattes e os líderes para atualizar os dados dos grupos.
O DGP é uma base de dados corrente onde são registrados os grupos de pesquisa em atividade nas principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil. É uma rica e importante fonte de informações constituída dos recursos humanos dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), das linhas de pesquisa em andamento, da produção científica e tecnológica e dos padrões de interação com o setor produtivo. De dois em dois anos, numa data previamente anunciada, com tempo para que se procedam as atualizações necessárias, o CNPq faz uma “fotografia” dessa base para a realização dos censos.
Estes apresentam informações quantitativas sobre os grupos em suas diversas dimensões (grupos, recursos humanos, linhas de pesquisa, etc), segundo diversas variáveis (geográfico/institucional, áreas de conhecimento, etc) e oferecem recursos de buscas textuais sobre toda a base de dados. Na medida em que eles são recorrentes - os censos a partir de 2000 estão disponíveis no site do CNPq - fornecem também informações históricas e padronizadas, contribuindo para a preservação da memória da atividade científico-tecnológica nacional.
É muito importante que todos os líderes de grupos façam uma revisão rigorosa dos dados dos seus grupos e recomendem fortemente que todos os participantes (pesquisadores e estudantes) atualizem seus currículos Lattes, pois deles são extraídas diversas informações, inclusive a formação acadêmica a produção científica e tecnológica dos participantes.
Os dirigentes institucionais de pesquisa, responsáveis pela certificação dos grupos, também devem envidar todos os esforços na atualização da base de suas instituições, divulgando os comunicados e os prazos em suas Intranets, informando diretamente a seus líderes e monitorando as atualizações pelo site de dirigentes.
Mais informações no site do CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário