O setor de transplante de órgãos no Brasil recebeu R$ 76 milhões do Ministério da Saúde, em setembro passado. O investimento tem destino certo: criar novos leitos para transplantar medula óssea; implementar centros para transplante de córnea, ossos e pele; e capacitar profissionais do setor. Outra preocupação do Ministério da Saúde é a mobilização da sociedade para doação de órgãos. O governo lançou campanha para estimular a discussão sobre a importância de doar e de informar à família a decisão. O Ministério espera aumentar em 20% a quantidade de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde. O SUS atende mais de 90% dessas cirurgias no país. O Canal Saúde da Fiocruz foi atrás de experiências bem sucedidas, e encontrou em Santa Catarina a liderança no ranking nacional de transplantes pelo terceiro ano seguido. E exibe a reportagem sobre o tema no programaSala de Convidados, nesta sexta-feira (22/10), às 13h, na TV e na internet.
O programa mostrará todas as fases do processo de transplante de órgãos |
O Sala de Convidados vai mostrar, ainda, como se dá o processo desde a doação até a cirurgia. O cuidado que o profissional de saúde precisa na abordagem às famílias diante de uma situação de doação. A formação de uma rede envolvida em todo este processo. A participação do telespectador é o mote do programa.
Compartilhe o assunto com os convidados do programa: o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Alexandre Marinho; a coordenadora da Central Nacional de Transplantes, Rosane Nothen; o secretário da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e coordenador de Transplantes Hepáticos do Hospital Geral de Bonsucesso, Lucio Pacheco; e o gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Estado de Santa Catarina (CNCDO/SC), Joel de Andrade.
No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mailcanal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário