Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hora de levantar um brinde para veterinários em todo o mundo


É hora do almoço e você está faminto. Podia comer uma vaca. Bem, talvez um hambúrguer. Melhor ainda um cheeseburger com muita cebola fritos.

veterinarycare3-featured.jpg
Enquanto saboreia o hambúrguer acabado de fazer e terminar com um pouco de leite frio, você pode querer derrubar seu copo num brinde à muitos veterinários dedicados a garantir que a carne, aves, peixes, mariscos, ovos e leite que consumimos vem de animais saudáveis e livres de patógenos que causam doenças de origem alimentar. São estes os veterinários que estão ligados entre si em uma importante cadeia que se estende do "prado ao prato".

Hoje, 24 de janeiro, como brinde esses veterinários, você vai estar entre as muitas pessoas comemorando"Ano Mundial da Veterinária",  que realiza sua cerimônia de abertura, em Versalhes, França.

Na ocasião, destaca o fundador da primeira escola veterinária do mundo em Lyon, na França, em 1761 pelo francês Claude Bourgelat veterinário. Contando os anos à frente de 2011 marca o aniversário de 250 do mundo da escola de veterinária e, portanto, o 250 º aniversário da profissão veterinária, que foi tão importante para a saúde dos animais e humanos.

Essa escola veterinário primeiro e outro que abriu três anos mais tarde, em Alfort, na França, também começou por Bourgelat, foi fundada a pedido de Luís XV, que queria veterinários para receber a formação necessária para ajudar os agricultores a melhorar a saúde do seu gado.

A notícia do sucesso dos novos licenciados em atingir essa meta rapidamente se espalhou para outros países, e em pouco tempo, escolas de veterinária com base no mesmo modelo aberto na Alemanha, Inglaterra e outros países europeus.

Historicamente, tudo isso foi antes do advento do estetoscópio, a seringa hipodérmica, e anestesia - e certamente muito antes de os cientistas tinham microscópios forte o suficiente para identificar patogênicas como a E. col O157: H7, Salmonella e Listeria.

Hoje, quando muitas pessoas pensam sobre os veterinários de animais, eles evocam imagens de uma saída veterinário em uma fazenda tratar vacas ou outros animais. Mas usar um hamburger como exemplo, veterinário Tom Besser , um pesquisador da Universidade Estadual de Washington que se especializa em doenças transmitidas por alimentos, disse que é apenas parte da história.

Dando um passo para trás de um hambúrguer servido em um restaurante, Besser disse que a Segurança dos Alimentos veterinários Serviço de Inspeção em estabelecimentos de abate USDA-certificadas (onde quase todos os hambúrgueres vendidos nos Estados Unidos é produzido), estão inspecionando cada animal antes que seja abatidos. Eles também estão lá inspecionando as carcaças e órgãos dos animais depois de os animais terem sido abatidos.

Além disso, as amostras de hambúrguer numerosos são recolhidas e enviadas a laboratórios para ver se algum deles teste positivo para patógenos de origem alimentar.

Inicialmente, os veterinários foram enviados para instalações de abate, para verificar-se em dois, uma vez doenças comuns: a tuberculose bovina e brucelose, tanto que pode infectar humanos. Em grande parte graças às vacinas, estas duas doenças são quase inexistentes.

Mas agora há o que Besser se refere como "problemas mais insidioso" - erros microscópicos tais como Escherichia Coli, Salmonella, Listeria, Campylobacter e outros patógenos de origem alimentar que são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu. Por isso, análises microbiológicas deve ser feito sobre a carne ea carne moída.

veterinarycare-featured.jpg
Besser, porque acredita que as plantas de processamento puseram em tantas garantias contra os patógenos, é hora de começar a olhar para controlar os patógenos na fazenda e no confinamento.

"Isso é onde eu acho que nós precisamos trabalhar agora", disse ele.

Que vai junto com os objetivos do Serviço de Inspeção de Segurança Alimentar, anunciada em Maio último, que, entre outras, inclui uma ênfase em intervenções pré-abate de carne de bovino em 2011.

Como parte das intervenções pré-abate , a agência recomenda o teste de gado, bem como água na realização de canetas.

Mesmo assim, enquanto muitas dessas intervenções, como a colocação de cloro na stockwater, mantendo canetas animal limpo e proporcionando mais espaço para os animais podem ajudar a reduzir o derramamento de E. coli (no esterco), que não elimine completamente na os animais.

Como a E. coli O157: H7, pode contaminar a água e sobreviver lá por um longo tempo, Besser trabalhou na criação de sistemas que fornecem o gado com água limpa. O problema é que o gado pode fazer uma bagunça de água potável, seja por conseguir o estrume-lo ou simplesmente estar nela.

Na tentativa de contornar problemas como esse, Besser está atualmente trabalhando em um novo projeto financiado pelo USDA, que levarão água potável para o gado através de um bocal que bebem diretamente de fora. O tempo dirá como isso funciona.

Por mais frustrante que as tentativas de controle de E. coli em confinamentos e em explorações agrícolas tem sido, Besser tem visto alguns progressos.

Por exemplo, a pesquisa mostrou que determinadas combinações de estirpes de bactérias probióticas pode ser eficaz no controle de E. coli ao mesmo tempo, melhorar a saúde do gado.

Os probióticos são microrganismos vivos, como os iogurtes e em alguns suplementos dietéticos que têm se mostrado benéfica saudáveis, especialmente no trato intestinal.

Besser disse também que a vacina desenvolvida pela Pfizer e, recentemente introduzido no mercado consistentemente diminui o derramamento. E apesar de vacas no confinamento precisam de três doses, Besser disse que acredita que o confinamento irá fazê-lo.

"Eles gostariam de se livrar do erro", disse ele.

Quando ele olha para o futuro, Besser está esperando que os pesquisadores farão um grande avanço.

"É inteiramente possível que eles serão capazes de aplicar uma etapa de descontaminação", disse ele.

Ele também acredita que a irradiação gama acabará por provar o seu valor na remoção de E. coli e outros patógenos de carne moída.

"Se eles podem encontrar uma dose que irá matar os micróbios patogénicos, mas não afetaram a qualidade da carne moída e não ser um risco para os trabalhadores, a aceitação do consumidor (de radiação) pode melhorar", disse ele.

Dale Moore , diretor de Medicina Veterinária da Extensão na Universidade Estadual de Washington, é outro exemplo de um veterinário envolvidas na segurança alimentar na "exploração até à mesa» da cadeia.

Ela fez uma série de pesquisas sobre o uso criterioso de antibióticos em explorações leiteiras e disse que a vantagem de prevenir as doenças que necessitam de antibióticos é que não é necessário tratamento.

"Isso reduz as chances de a resistência aos antibióticos e resíduos de antibióticos nas vacas", disse ela, referindo-se à conexão de muitos cientistas têm feito entre o uso de antibióticos em animais domésticos e as taxas crescentes de resistência aos antibióticos nos seres humanos.

Em um projeto de pesquisa financiado pelo USDA começou em 2007 em uma fazenda grande, Moore trabalhou com uma equipe de cientistas WSU veterinário que constatou que a criação de novilhas sem o uso de substitutos do leite contendo níveis sub-terapêuticas de antibióticos foi realmente saudável para os animais e mais lucrativas para os agricultores.

Em um vídeo sobre segurança alimentar , veterinário Ron DeHaven, ex-administrador do Animal USDA e Plant Health Inspection Service, e atualmente CEO da American Veterinary Medical Association, lamenta que o público é em grande parte inconscientes dos veterinários papel crucial desempenhado na segurança alimentar "da exploração agrícola à mesa. "

"É veterinários que garantir que temos animais saudáveis e de aves", diz ele no vídeo."É a veterinários nas fábricas de embalagem e processamento que garantem a integridade da nossa carne. E é a veterinários do Food and Drug Administration e do USDA que estabelecer e aplicar normas de bom para a segurança alimentar."

veterinário WSU Tom Besser concorda com a avaliação DeHaven de sensibilização da opinião pública, acrescentando que há também uma grande quantidade de veterinários em escritórios de pesquisa e saúde pública.

"Eu não acho que há muita consciência no público que os veterinários estão envolvidos na segurança alimentar", disse ele. "Mas a verdade é que os veterinários não são apenas na fazenda. Há um monte de diversas carreiras de veterinário, muitos deles na segurança alimentar."

Cadernos de Saúde Pública lança nova edição, que está disponível na internet

             
         Ao longo de 26 anos de publicação, a revista Cadernos de Saúde Pública (CSP), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), consolidou-se como uma das mais importantes fontes de informação da área científica nessa área editada na América Latina. Com a edição de dezembro de 2010, já disponível para consulta no Portal Ensp, a revista chegou à marca de 154 números e 33 suplementos especiais publicados desde 1985. Ainda em 2010, aCadernos foi incluída no índice bibliométrico Journal Citation Reports, gerado a partir das publicações indexadas no ISI Web of Knowledge da empresa Thomson Reuters. A inclusão de CSP se deu nos dois índices que compõem o JCR - o Science Citation Index Expanded (SCIE) e o Social Science Citation Index (SSCI).
            O volume 26 (fascículo 12) traz em seu editorial os dez anos de informação sobre acesso e 
uso de serviços de saúde. Há dois artigos de revisão: o primeiro discute o uso de tabaco entre idosos, que conta com a participação do pesquisador da Ensp Evandro Coutinho; enquanto o segundo faz um balanço das ideias de Abraham Flexner, seu relatório e o modelo biomédico flexneriano no Brasil. Apresenta-se também um artigo na seção Métodosque discute modelagem de equações estruturais em epidemiologia. A seção Artigos de Pesquisa tratam dos seguintes temas: estado nutricional, saúde do idoso, serviços de saúde, saúde ocupacional, saúde materno-infantil, sistemas de informação, entre outros. A pesquisadora da Ensp/Fiocruz Carla Lourenço Tavares de Andrade é uma das autoras do artigo Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo: o papel do cuidado na atenção básica.
Todos os 187 volumes publicados da revista (154 números e 33 suplementos) estão disponíveis para consulta na web por meio da Scientific Electronic Library Online (SciELO) - biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A Cadernos de Saúde Pública é uma revista mensal, publicada pela Ensp e destinada à publicação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins. Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial da CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.
              As edições anteriores da Cadernos estão disponíveis na web, mas é possível fazer assinatura da revista. O custo da assinatura é de R$ 220 para instituições e de R$ 90 a individual. Podem ser feitas, de forma eletrônica, aqui. Mais informações pelo telefone (21) 2598-2514.

Revista Rio Pesquisa

http://www.faperj.br/downloads/revista/Rio_Pesquisa_13_2010.pdf

sábado, 29 de janeiro de 2011

BOLETIM ELETRÔNICO ABRASCO

ABRASCO participa da primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde de 2011
A ABRASCO participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de 2011, nos dias 26 e 27 de janeiro, representada pelo presidente, Luiz Augusto Facchini, a vice-presidente, Lígia Bahia e o Secretário Executivo, Carlos Silva. A mesa de abertura contou com as presenças do presidente do CNS, Francisco Batista Júnior e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Depois de assumir o compromisso de participar ativamente das reuniões e apresentar os novos titulares das Secretarias do Ministério, Padilha ouviu sugestões e críticas de todos os representantes presentes. O Ministro informou que a agenda dos primeiros 100 dias do ministério será intensamente debatida com o Conselho e se colocou à disposição para manter um diálogo permanente, sugerindo como temas para a pauta da próxima reunião os encaminhamentos para a realização do 14° Conferência Nacional de Saúde e o acesso e qualidade na Rede de Atenção da Saúde. Na tarde do primeiro dia principal tema em debate foi o processo eleitoral do Conselho e culminou com o anúncio de que Francisco Batista Júnior deixará a presidência em fevereiro. Em breve a equipe do blog Saúde com Dilma disponibilizará vídeos do encontro na internet.

Presidente da ABRASCO coordena reunião do Movimento da Reforma Sanitária
O presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, coordenou a reunião do Movimento da Reforma Sanitária realizada ontem, 26 de janeiro, na sede do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB. Devido à extensão das discussões na reunião do Conselho Nacional de Saúde, a reunião foi realizada das 19h40 às 23h. "A proposta do encontro foi detalhar a Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil incluindo princípios e metas a considerar na implementação das ações e políticas de saúde - desta maneira será mais fácil acompanhar o trabalho do SUS e do Ministério da Saúde, avaliando os avanços a partir de nossas propostas. O nosso encontro foi muito rico em sugestões que serão sistematizadas e divulgadas em breve", explicou Facchini. O encontro contou com a presença de 40 representantes da UnB, Fiocruz, Cebes, Rede Unida, Ministério da Saúde, Opas, SMS Itapema (SC), além de alunos de graduação e pós-graduação. A próxima está programada para fevereiro, na UnB, e terá transmissão online. Veja imagens do encontro clicando aqui.


ABRASCO encaminha ao Ministro da Saúde a Agenda da Nutrição no SUS para o período 2011-2014
A ABRASCO encaminhou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 24 de janeiro, a "Agenda da Nutrição no SUS para o período 2011-2014. O documento, elaborado pelo  Grupo de Trabalho Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (GT-ANSC) da Associação, tem como objetivo fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, integrante da Política Nacional de Saúde. Neste sentido, o GT-ANSC assumiu, como uma de suas atribuições, promover a interlocução e integração entre os atores sociais governamentais e não governamentais, de forma transversal e intersetorial. Confira o documento na íntegra clicando aqui.


Pesquisador da Universidade de Nova York concede entrevista ao Portal da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde
O pesquisador da Universidade de Nova York, James Macinko, concedeu entrevista ao Portal da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde falando sobre a importância das metodologias de avaliação nos serviços de sistemas de saúde e a APS no Brasil. Iniciativa da ABRASCO e do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS), a Rede conta com mais de 1800 participantes cadastrados e tem como objetivo propiciar a participação, o acesso ao conhecimento e o intercâmbio entre pesquisadores, gestores e trabalhadores de saúde, especialmente aqueles vinculados à Atenção Primária à Saúde (APS). Visite o site da rede e participe clicando aqui!


O Bazar da Saúde Pública
Ligia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de economia da saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), publicou o artigo "O Bazar da Saúde Pública" no Jornal O Globo, no dia 10 de janeiro. No texto Ligia discute a remuneração do trabalho médico e a gestão no setor saúde, afirmando que "(...) a tendência de ampliação de oferta e redução do preço da remuneração dos médicos não gerará mais acesso e qualidade da atenção para os usuários. Para deslocar a discussão da mera falta ou sobra é preciso desvelar outras engrenagens do trabalho médico. Não podemos nos dar ao luxo de substituir a realidade por exercícios de coerência formal que enfeitam promessas evasivas. O fato de os médicos brasileiros serem empregados de muitos patrões e a corrida em direção aos maiores valores de remuneração custa muito caro à sociedade. Se homens e mulheres são iguais entre si, apesar das diferenças, um sistema propositalmente descoordenado, movido por interesses nem sempre condizentes com as necessidades de saúde alonga a estratificação social. Futuros imaginados com base na supressão e não na elaboração e enfrentamento das contradições poderão eternizar a briga estéril sobre o que mais falta: dinheiro, médicos ou gestão." Confira o texto na íntegra aqui.


Paulo Buss recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade NOVA de Lisboa
O ex Secretário Executivo da ABRASCO, Paulo Marchiori Buss, recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Antônio Bensabat Rendas, no último dia 18 de janeiro. Buss, reconhecido como "um dos mentores da nova saúde pública do Brasil", é atualmente vice-presidente do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), dirige o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CRIS/Fiocruz) e preside a World Federation of Public Health Associations(WFPHA). Estiveram presentes na cerimônia: a Dra. Ana Jorge, Ministra de Estado da Saúde da República Portuguesa; o Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva;o Embaixador do Brasil junto à CPLP, Pedro Motta Pinto Coelho; o Secretário Executivo da CPLP, Eng. Domingos Simões Pereira; o Prof. Paulo Ferrinho, Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e; Regina Ungerer, do Programa e-portuguese da Organização Mundial da Saúde. Leia o discurso de Paulo Buss clicando aqui.


Publicações
The Future of Pensions and Healthcare in a Rapidly Ageing World - Scenarios to 2030 (World Economic Forum -  Davos, Switzerland -  January 2011. Do We Know Enough to Recommend Action on the Social Determinants of Health?);When Do We Know Enough to Recommend Action on the Social Determinants of Health? (Paula A. Braveman, , Susan A. Egerter, Steven H. Woolf,  James S. Marks. From the Department of Family and Community Medicine, University of California San Francisco (Braveman, Egerter), San Francisco, California; the Department of Family Medicine, Virginia Commonwealth University (Woolf), Richmond, Virginia; and the Robert Wood Johnson Foundation (Marks), Princeton, New Jersey. Am J Prev Med 2011;40(1S1):S58–S66 - 2011 American Journal of Preventive Medicine);

Broadening the Focus: The Need to Address the Social Determinants of Health (American Journal of Preventive Medicine, Volume 40, Issue 1, Supplement 1, January 2011, Pages S4-S18. Paula A. Braveman, Susan A. Egerter, Robin E. Mockenhaupt);Sustainable Development: From Brundtland to Rio 2012 (John Drexhage and Deborah Murphy, International Institute for Sustainable Development - IISD. Background Paper prepared for the High Level Panel on Global Sustainability. United Nations Headquarters, New York - September 2010);malERA – a research agenda for malaria eradication (PLoS Medicine: Published 25 January  2011. Produced with support from the Malaria Eradication Research Agenda (malERA) initiative, which was funded by a grant from the Bill & Melinda Gates Foundation);

WHO/PLoS Collection: No Health Without Research -  A Call for Papers (call for papers for a joint WHO/PLoS collection on the theme of the 2012 World Health Report on Research for Health. Tikki Pang1*, Robert F. Terry1, The PLoS Medicine Editors2*. 1 World Health Organization, Department of Research Policy and Cooperation, Geneva, Switzerland, 2 PLoS Medicine. PLoS Med 8(1): e1001008. doi:10.1371/journal.pmed.1001008 - January 25, 2011);

Weight of nations: a socioeconomic analysis of women in low- to middle-income countries (SV Subramanian, Jessica M Perkins, Emre Özaltin, and George Davey Smith. From the Department of Society, Human Development and Health (SVS), and the Department of Global Health and Population (EC), Harvard School of Public Health; the Department of Health Policy, Harvard University (JMP); and the Department of Social Medicine, Bristol University, Bristol, United Kingdom (GDS). Am J Clin Nutr 2011;93:413–21. - 2011 American Society for Nutrition);UNESCO’s Science Report 2010 (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris, France. UNESCO 2010);

Framework for assessing, improving and enhancing health service planning (Mihaly Fazekas, Stefanie Ettelt, Jennifer Newbould, Ellen Nolte. Sponsored by the Bertelsmann Foundation – RAND Europe 2010).

Participe da lista Equity, Health and Human Development (PAHO/WHO).


Oportunidades
* Confira as oportunidades oferecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) clicando aqui.

* Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para a especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental. O curso busca especializar engenheiros, arquitetos e geólogos com interesse nos campos de saúde pública/coletiva, meio ambiente e saneamento, além de trabalhar com uma metodologia "problematizadora", participativa e criativa, com um conteúdo voltado para a aplicação prática, partindo-se das experiências e da realidade dos alunos. Voltado para profissionais graduados em Engenharia (plena em todas as habilitações), Arquitetura, Agronomia, Geologia, que atuem ou venham a atuar na área de meio ambiente, saneamento e saúde pública/coletiva, o curso possui carga horária de 462 horas. Serão oferecidas no máximo 30 e no mínimo 15 vagas para constituir uma turma. 
O curso será ministrado no prédio da ENSP, semanalmente, na modalidade presencial, ocorrendo às segundas e terças-feiras, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As aulas serão iniciadas no dia 11 de abril e terminam em 29 de novembro de 2011. Mais informações aqui;

* A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona candidatos para o Programa Bolsas Mercosul de doutorado para docentes. A data limite para submissão das propostas é 31 de março. O objetivo é promover o intercâmbio e a formação de docentes universitários, para que contribuam com a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa das universidades da região e o desenvolvimento sustentável dos países do Mercosul, nas diversas áreas do conhecimento. O candidato deve ter experiência comprovada mínima de dois anos como docente na universidade em que se encontra, e não pode ter recebido anteriormente bolsa da Capes ou de outra agência de fomento brasileira na mesma modalidade de pesquisa pretendida. Os benefícios incluem bolsa de estudos, pelo período de até 48 meses, no valor integral de R$ 1,8 mil mensais, além de auxílio instalação, transporte aéreo e seguro saúde. Mais informações aqui;

* Encontram-se abertas, desde 5 de janeiro, no Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as inscrições para a primeira turma de 2011 do Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Geriatria e Gerontologia da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) – projeto de extensão vinculado à Uerj. Profissionais das áreas de fisioterapia, medicina, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, nutrição, educação física, direito e arquitetura são os que mais procuram o curso, que é dividido em duas partes: teoria e prática, onde cada área tem acompanhamento específico de doutores e mestres qualificados na área de Geriatria e Gerontologia. As inscrições estarão abertas até 18 de fevereiro no Centro de Produção da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Sala 1006, Bloco A, 1o Andar). Mais informações: tel.: (21)2334-0639, cepuerj@uerj.br ou pelo site www.unati.uerj.br.